terça-feira, 31 de maio de 2011

Destaques da Copa: Alexandra Popp

A Copa do Mundo de Futebol Feminino será realizada no próximo mês de junho, a partir do dia 26, na Alemanha. Até lá, toda semana, o blog trará aos seus leitores os destaques de cada seleção.

Na postagem desta terça-feira (31), a protagonista pertence a seleção anfitriã. 

Com um time recheado de estrelas, a Alemanha contará com a atacante Alexandra Popp, de 20 anos. 

A atleta do Duisburg,  já provou sua qualidade em diversas oportunidades, mostrando ter potencial para se tornar uma das maiores estrelas do esporte no futuro. Na Copa do Mundo, ela tentará dar o salto definitivo para passar de promessa a uma verdadeira craque.

No mundial sub-20 do ano passado, Popp  comandou a seleção alemã ao título e ainda recebeu a Bola de Ouro, por ter sido eleita a melhor atleta do torneio e também faturou a Chuteira de Ouro por ter sido a artilheira com dez gols. 


Alemanha pronta para a Copa do Mundo

Na última segunda-feira (30), a técnica da seleção de futebol feminino da Alemanha, Silvia Neid, divulgou a lista oficial das 21 jogadoras convocadas para a Copa do Mundo 2011. 

O torneio se inicia no dia 26 de junho, em Berlim, com jogo entre a anfitriã, Alemanha, e o Canadá. 

Confira as convocadas: 

Goleiras 
Nadine Angerer (FFC Frankfurt)
Ursula Holl (Duisburg)
Almuth Schult (Magdeburger FFC)

Zagueiras 
Saskia Bartusiak (FFC Frankfurt)
Linda Bresonik (Duisburg)
Verena Faißt (Wolfsburg)
Lena Goeßling (Bad Neuenahr)
Annike Krahn (Duisburg)
Babett Peter (Turbine Potsdam)
Bianca Schmidt (Turbine Potsdam)

Meio de Campo 
Fatmire Bajramaj (Turbine Potsdam)
Melanie Behringer (FFC Frankfurt)
Kerstin Garefrekes (FFC Frankfurt)
Ariane Hingst (FFC Frankfurt)
Kim Kulig (Hamburg)
Simone Laudehr (Duisburg)
Celia da Mbabi (Bad Neuenahr)

Atacantes 
Inka Grings (Duisburg)
Martina Müller (Wolfsburg) 
Alexandra Popp (Duisburg)
Birgit Prinz (FFC Frankfurt)

Cartola de pileque incomoda corintianos na concentração



Jogadores corintianos reclamam veladamente de que tem cartola desfilando na concentração depois de tomar algumas doses. Estão incomodados com o que classificam de atitude inconveniente.

Mesmo sem gostar da situação, os atletas não têm muito o que fazer. Por uma questão de hierarquia, não se sentem em condições de protestar diretamente com quem os incomoda. No vestiário, porém, os comentários são jocosos.

Faz tempo que a direção corintiana deixou de manter uma distância segura do elenco. Principalmente na era Ronaldo, parte dos cartolas estabeleceu uma relação íntima com alguns atletas. Ficou difícil separar amizade do convívio profissional.

Surge um grande técnico

Foto: AlexandreArruda / Divulgação

Giovane fatura a Superliga pelo SESI e aparece como um dos destaques da nova geração de técnicos do vôlei brasileiro

Considerado um dos principais jogadores de vôlei do mundo, devido as suas conquistas pela Seleção Brasileira, Giovane Gávio, agora técnico, marcou mais uma vez seu nome na história do esporte ao faturar o título da Superliga Masculina, pelo SESI, no último mês de abril. 

O título veio após a vitória da equipe paulista sobre o Sada Cruzeiro, por 3 sets a 1, em pleno ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Gigio tornou-se o segundo brasileiro a ser campeão da competição como jogador e como técnico, feito antes apenas atingido por Marcelo Fronckowiak (em 97/98 e 98/99 como atleta e em 2002/2003 como treinador). 

A Superliga de 2010/11 foi o seu primeiro troféu de nível nacional, que antes já havia faturado pelo próprio SESI, o Campeonato Paulista, em 2009, e o bicampeonato na Copa São Paulo, em 2009 e 2010. 

O torneio revelou Giovane como um técnico competente e regular, capaz de montar uma equipe forte e consistente, e organizar um time com grandes jogadores como Serginho, Wallace e Murilo, considerado o melhor atleta da temporada. 

Assim como Luizomar de Moura, Marcelo Mendez, Talmo de Oliveira, entre outros, Giovane faz parte da nova safra de técnicos no vôlei nacional, que se espelham nos já super vencedores José Roberto Guimarães, tricampeão da Superliga, e Bernardinho, heptacampeão. 

Em entrevista realizada na última quarta-feira (25), na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, Giovane falou da influência de Bernardinho em sua decisão de se tornar treinador, sobre seus planos para o futuro, suas perspectivas para as Olimpíadas de 2016, e sua opinião sobre o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. 

Gigio revelou que a escolha pela carreira de treinador aconteceu após um conselho de Bernardinho, durante o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. 

“Estava sentado com o Bernardinho, em um almoço, na Vila Pan-americana, e eu fiz uma pergunta para ele: ‘Bernardo, eu fico pensando em me tornar um técnico, o que você acha disso? ’, e ele respondeu: ‘Se você estiver disposto a ser ferrar mais vinte anos, você vai ser um bom treinador! ’”. 

Seu primeiro título à frente de uma equipe foi o campeonato catarinense, em 2007, com a Unisul. 

Após as conquistas pelo SESI, em pouco mais de 1 ano, Giovane mantém os pés no chão e garante que ainda precisa se aperfeiçoar: 

“Não é porque a gente ganhou um campeonato brasileiro que eu já me tornei um treinador. Ainda tem muita coisa a melhorar”. 

E confessou que recebeu um convite inusitado para deixar a o clube: 

“Eu não recebi nenhum proposta oficial. Eu recebi ‘facebook’ da Tunísia (risos). Mais eu acho que qualquer saída minha hoje do SESI seria uma aventura. Hoje eu tenho lá as melhores condições de trabalho que um técnico pode sonhar”. 

Como o sucesso da equipe masculina, o SESI lançou no fim deste mês de maio a sua equipe feminina, que contará com a levantadora Dani Lins e a ponteira Sassá. Sobre assumir um time feminino Giovane põe o pé no freio: 

“Eu não posso dizer dessa água não beberei, mas acho que vai ser difícil negociar com a patroa. (...) Ela só acha muito difícil (deixar), porque todos os técnicos tiveram envolvimento com as atletas (risos)”. 

Sobre o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que é acusado de corrupção e superfaturamento das contas do Pan- Americano de 2007, Giovane elogiou sua passagem pela Confederação Brasileira de Vôlei, na década de 80 e 90, quando incentivou o crescimento da modalidade e saiu em defesa do dirigente: 

“Acho que (Nuzman) não precisaria roubar, porque é uma pessoa bem de vida. O que acredito, se aconteceu, foi em função da ‘máquina’ funcionar dessa forma. (...) Não o vejo como uma pessoa aproveitadora. Eu vejo como uma pessoa muito importante para o esporte brasileiro”. 

Com um tom crítico, mas empolgado, o técnico campeão da Superliga deu sua opinião sobre as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro. 

“Vai ser uma oportunidade de melhorar o Rio de Janeiro, serão obras de infra-estrutura que serão permanentes e vão trazer benefícios à população para o resto da vida.(...) O que me preocupa é o investimento em 2017, se os mesmo patrocinadores vão querer dar apoio aos  atletas?”. 

A respeito dos atrasos nas obras e nas reformas que serão feitas nas instalações já existentes, emendou: 

“Se vai ter ginásio, se não vai ter, com certeza vai ter. Talvez o que machuque a gente é que se poderia fazer com x e vai ter que ser feito com x²”. 

Finalizando a entrevista, o papo foi a Seleção Brasileira, considerada o ponto mais alto na carreira de qualquer jogador ou técnico. Ciente das responsabilidades, o treinador lembra que para assumir tal cargo é preciso ter experiência, mas acredita que um dia poderá comandar a equipe nacional: 

“A Seleção Brasileira atingiu uma excelência tão grande, que o técnico desse time não pode ser inexperiente, tem que ser um técnico pronto, tem que ser um técnico que vai dar continuidade no trabalho que vem sendo feito. Eu acho que vai chegar à hora ainda, mas eu não teria preparo para chegar agora e assumir a Seleção Brasileira.”

segunda-feira, 30 de maio de 2011

São Paulo ficou muito próximo de contratar Seedorf



A direção corintiana estava muito otimista sobre a possibilidade do holandês jogar no clube.
Até o contrato foi enviado ao atleta um dia antes dele renovar com o Milan.
O São Paulo negociou em silêncio.
Deixou tudo muito bem encaminhado, pediu sigilo ao atleta, e esperou a decisão sobre a permanência em Milão.
Seedorf escutou um jogador amigo ( a fonte não quis me dizer qual, mas parece óbvio) e as conversas com o interlocutor fizeram a diferença.
Bateu nas duas traves a chegada do milanstia ao Morumbi.

Moeda de troca palmeirense


No último domingo (29), o jornalista da Alex Muller informou que a negociação para trazer de volta o zagueiro Henrique, do Barcelona, para o Palmeiras estava comprometida. 

Isso porque, o número de intermediários era muito grande e a comissão ficaria muito alta, problema já vivido na transação envolvendo o meia Valdívia. 

No entanto, a diretoria não confirmou a desistência pelo jogador. 

O plano B do Verdão é o zagueiro do Goiás, Rafael Tolói, de 20 anos. Com contrato até 2015, Tolói há algumas temporadas é cobiçado por grandes clubes nacionais e até mesmo internacionais. 

Para tentar convencer a diretoria esmeraldina a liberar o defensor, os cartolas palmeirenses pretendem oferecer o também zagueiro Maurício Ramos como moeda de troca. 

Há tempos, o técnico Luiz Felipe Scolari não relaciona o atleta para alguma partida oficial e os dirigentes palestrinos querem negociá-lo até o fim desta janela de transferências. 

São José goleia e mantém a liderança; Santos segue na cola

Foto: Site oficial do São José
Em partida realizada na tarde deste domingo (29/05), pela 8º rodada do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, no estádio Martins Pereira, o São José goleou o Mogi das Cruzes por 12 a 0. Com o resultado a equipe somou 21 pontose assumiu a liderança do grupo 2 pelo critério de saldo de gols.

Renata Love foi o destaque da partida ao fazer sete gols. Francielle e Camila Nobre fizeram dois gols cada e Carlinha completou o placar.

As meninas da Águia voltam a campo no próximo sábado as 10:30 horas (com transmissão pela REDE VIDA), diante da equipe do Taubaté. A partida será realizada no estádio Joaquim de Moraes Filho.



Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo
No sábado (28), também pelo grupo 2, o Santos venceu o Centro Olímpico, na Vila Belmiro, por 3 a 0. Fabi e Cristiane deram um show e garantiram os três pontos na tabela. Fabi marcou dois e Cristiane um.

O próximo adversário das Sereias da Vila no Paulista é o São Bernardo. As equipes se enfrentam no sábado (04), às 15 horas, no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP).



Pelo grupo 1, o Botucatu recebeu o América São Manuel, em Botucatu e ficou no empate sem gols.

Com o resultado, o time de Botucatu reassumiu a liderança da chave, com 19 pontos, enquanto que o América São Manuel é o quinto, com dez pontos ganhos.

Na vice-liderança está a Ferroviária que venceu o São Judas Tadeu por 2 a 0.

Mesmo jogando fora de casa, a Ferroviária dominou a partida, mas só conseguiu abrir o placar na segunda etapa. Aos 22, Raquel colocou a Locomotiva em vantagem no placar e Juliana Morais, aos 44, decretou a vitória fora de casa.


Na sequência da competição, sábado (4), o São Judas visita a Francana, enquanto que a Ferroviária recebe o XV de Piracicaba. 

Vascaínos sem ingressos para final da Copa do Brasil protestam contra Roberto Dinamite

Por Paulinho

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Palmeiras de olho no mercado sul-americano

Talvez pela escassez de talentos no mercado brasileiro ou pelo recente sucesso de um extrangeiro com a torcida, o Palmeiras cada vez mais está aberto aos jogadores sulamericanos. 

Apesar da ausência na Libertadores da América deste ano, o Verdão observou cada jogo, onde buscava um atleta de destaque. 

Com as fases finais chegando e os bons jogadores chamando atenção, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari já elegeu os seus favoritos: Alejandro Martinuccio, do Peñarol (URU), Jonathan Fabbro, do Cerro Porteño (PAR) e Miguel Samudio, do Libertad (PAR).

Foto:AFP
Representantes do meia atacante Fabbro se encontraram com agentes do Verdão e, segundo fontes, teriam acertado salários. No entanto, a contratação pode ser atravessada pelo Pachuca, do México.


Quem está mais perto é o atacante Martinuccio.  Há quem diga que o argentino já assinou com o Palmeiras um contrato de três anos, mas a diretoria não confirma. Houveram notícias que um ou dois clubes da Itália também tinham interesse no jogador, porém nada de concreto foi oferecido ao seu empresário. 

Com uma carência na lateral - esquerda, o Palmeiras quer um atleta que chegue para assumir a titularidade. Como foi informado pelo blog no início do mês, o brasileiro Dedé, campeão alemão com o Borussia Dortmund, foi sondado. O paraguaio Samudio agrada a comissão técnica, mas o Fluminense e Corinthians também estão de olho no jogador.

São Paulo está por fora


Nenhuma das decisões da Fifa anunciadas agora há pouco surpreende.

São Paulo não poderia mesmo receber jogos da Copa das Confederações se não sabe nem se terá estádio para receber a própria Copa do Mundo.

E quanto ao Centro de Imprensa, pergunte pelo mundo afora em que cidade brasileira a humanidade prefere estar: em São Paulo ou no Rio?

Corto o braço se 95% não optarem pela Cidade Maravilhosa.

Com todos os problemas dela que, aliás, não são muito diferentes dos da Paulicéia Desvairada.

Que, não conduzida com altivez pelos seus governantes recentes e atuais, está sendo levada ao ridículo.

Torcida do São Paulo reclama demais. Reformulação caminha bem. Direção busca reforços. Saiba para quais posições



Reformulação tardia, necessária e bem executada
A torcida do São Paulo reclama demais.
O time precisava ser reformulado.
O elenco tinha que mudar.
A filosfia de jogo também.
A política de contratar atletas experientes e sem grande mercado na Europa (Cléber Santana, Fernadão, Eduardo Costa…) e montar o time apenas com eles ainda mais.
Lógico que há um preço a ser pago no processo.
O jogo diante do Avaí na Ressacada mostrou isso.
A tendência é que outros tropeços aconteçam.
O tempo dará mais personalidade e poder de decisão, por exemplo, ao Lucas.
Apesar de já ser adorado pelos torcedores do clube, nunca fez nada de especial pelo São Paulo.
Mesmo assim, o desempenho dele para quem começou a atuar entre os proifissionais no final de 2010, é ótimo.
Neymar, de loooooooooooooonge, atualmente, o melhor jogador do continente, oscilou bastante quando subiu.
O santista aprendeu bastante com as dificuldades e decisões pelo Peixe.  Evoluiu demais!
Lucas não tem o potencial de Neymar, contudo é acima da média.
Precisa, repito, de tempo.
A necessária e tardia reformulação está bem encaminhada, certa, diferentemente das críticas exageradas dos são-paulinos.
Ultrapassaram os limites nas reclamações por causa da saída de Junior César.
Nunca fez nada demais no clube.Jogou futebol mediano, de vez em quando ruim, em alguns momentos bom…
Tal qual Juan, não mostrou condição de ser titular. .
A aposta da cartolagem para a lateral-esquerda é Henrique Miranda, jogador da base.
Cabe a direção identificar onde são necessários reforços para acelerar o processo.
E ela já sabe
Eis as posições
Zagueiro, lateral-direito, volante e meia.
A diretoria são-paulina busca jogadores nestas posições para o Brasileirão.
Coates está bem próximo do acerto.
O lateral e o volante devem ser bons na marcação. Querem um volante, de preferência, com liderança.
O meia precisa saber cadenciar e pensar o jogo.
Não priorizam um atleta driblador, que conduz bastante a bola.

Lyon é campeão da Womens Champions League


Foi disputada na última quinta-feira (26), no Craven Cottage, em Londres, a final da Champions League Feminina.

Com gols de Wendie Renard e Lara Dickenmann, as francesas do Lyon vingaram a derrota na decisão do ano passado e venceram as alemãs do Turbine Potsdam por 2 a 0.

Este foi o primeiro título europeu do Lyon, que ficou no quase na temporada 2009/10 ao perder o título para o próprio Potsdam nos penaltis.

A alemã Inka Grings, do Duisburgo, foi a artilheira da competição com 11 gols marcados, seguida pela japonesa Yuki Nagasato, do Potsdam, e a sueca Lotta Schelin, do Lyon, ambas com 9.

Outro destaque do torneio foi a alemã Fatmire Bajramaj, do Potsdam, que além de sua boa movimentação no ataque e suas jogadas, teve uma eficiente participação como armadora da equipe. Em 2010, Bajramaj ficou em terceiro lugar na premiação da FIFA a melhor jogadora do mundo, vencida pela quinta vez pela brasileira Marta.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fernandão na mira do Bahia

Nem Palmeiras, nem Flamengo, o próximo clube do meia - atacante Fernandão deve ser o Bahia. 

Segundo o jornalista Alexandre Praetzel, da Rádio Bandeirantes, o clube baiano está muito próximo do acerto com o jogador. 

Quando Fernandão rescindiu seu contrato com o São Paulo, no início do mês, os rumores apontavam o interesse de Palmeiras, Botafogo e de Flamengo, entre outros. No entanto, o atleta optou por tratar sua lesão no púbis, antes de acertar com algum clube. 

Fernandão estava fazendo tratamento nas dependências do seu ex-time Goiás.

Corinthians procura mais um jogador de criação para o meio-campo.

Tite pediu a contratação de Douglas



O Corinthians tentou recontratar o meia Douglas antes da Libertadores.
O Grêmio sequer aceitou levar a conversa adiante porque também ía participar do torneio.
Tite foi quem pediu.
Antes dos problemas de criação no meio-campo aparecerem, o treinador já tinha visto que teria dificuldades ali.
Por isso pediu Alex  e a diretoria atendeu.
O treinador quer mais um jogador na criação no meio-campo.
Seria Seedorf.
O holandês atuaria com bastante liberdade no Alvinegro.
A renovação de contrato com o Milan frustrou as expectativas corintianas.
E o nome de Douglas voltou à ganhar força no Parque São Jorge.
A cartolagem sabe que é difícil um acordo com o Grêmio, mas tentará assim mesmo.
Se a empreitada não for bem sucedida, é a tendência, irá atrás doutro atleta para fazer a bola chegar mais nos atacantes

Palmeiras sofre com contas atrasadas


Embora as contas do Palmeiras no último mês, pela primeira vez, em meses, tenham fechado com superávit, a situação financeira do Departamento de Futebol ainda é complicada.
Na última reunião do COF, muitas contas atrasadas foram demonstradas.
Cerca de R$ 8,4 milhões, além de outro milhão de reais, mensais, pagos de juros por empréstimos adquiridos.
Dentre as pendências estão ainda R$ 1,2 milhão, devidos ao treinador Muricy Ramalho, e R$ 1,1 milhão ao jogador Ewerton.
Vale lembrar que o último gestor tinha como principal credencial para o cargo sua renomada atuação como economista.

Seleção Brasileira convocada para a Copa do Mundo

 Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Na última quarta-feira (15), o técnico Kleiton Lima convocou a Seleção Brasileira Feminina que participará do último amistoso antes da Copa do Mundo da Alemanha, que acontecerá no próximo mês de junho, a partir do dia 26. 

Ao todo foram 25 jogadoras chamadas, porém dessas apenas 21 seguirão para a Europa defender as cores do Brasil. O anúncio oficial deverá acontecer no próximo dia 10. 


No dia 16, o time enfrenta a Argentina, no Estádio do Arruda, em Recife. E, no dia 24, a delegação embarcará para Mönchengladbach, na Alemanha.
O Brasil está no Grupo D da Copa do Mundo da Alemanha, junto com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.

Confira as convocadas:
Goleiras:
Andreia Suntaque - Santos FC
Bárbara - Foz Cataratas FC
Thais - Bangu AC
Zagueiras:
Aline - Santos FC
Andreia Rosa - A. Ferroviária Araraquara
Daiane - São José dos Campos FC
Renata - CBF
Érika - Santos FC
Marina - Foz Cataratas FC
Laterais:
Roseane - Bangu AC
Maurine - New York Flash (USA)
Rosana - Centro Olímpico
Fabiana - Santos FC
Meias:
Elaine - Tyresöff (Suécia)
Estér - Santos FC
Formiga - CBF
Francielle - São José dos Campos FC
Beatriz - Bangu AC
Gabriela - Santos FC
Atacantes:
Dayane - Bordolino FC (Itália)
Thaís Guedes - Bangu AC
Daniele - CR Vasco da Gama
Cristiane - Santos FC
Marta - New York Flash (USA)
Grazielle - America FC