quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Período de ausência

Pedimos desculpas e compreensão de todos os leitores do blog, porém teremos que continuar nos ausentando por mais um tempo deste espaço. 

Estamos trabalhando para melhor atendê-los !!!

Att.

Blog da Ana Sheila

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Wesley não faz exames médicos no Palmeiras, mas está otimista: “Vai dar, vai dar”

Foto:AFP
Por Luciano Borges

O volante Wesley não fez os exames médicos nesta terça-feira (14). Ele achava que teria tudo acertado com o Palmeiras na véspera, mas as negociações entre seu empresário, Hugo Garcia, e o clube paulista ainda estão travadas. Contactado, o jogador disse que aproveitou o dia para “ajeitar algumas coisas, já que voltei ao Brasil e preciso me estabelecer aqui”.

No entanto, ele continua otimista em relação a um acordo com a diretoria palmeirense. “Vai dar, vai dar”, declarou. Wesley está com a família na cidade de São Paulo, procurando apartamento para morar. O principal motivo para ele ter deixado o Werder Bremen foi a dificultade da esposa em se adaptar à cidade alemã.

Lucho Gonzalez deve ser oferecido ao Palmeiras

Lucho Gonzalez
Por Roberto Avallone

E um outro nome pode voltar a ser cogitado: segundo o competente narrador, radialista, Hugo Botelho, o nome de Lucho Gonzalez será oferecido ao Palmeiras. E Hugo disse no ar, durante o programa “No Pique”, pois tinha conversado, à tarde, comum empresário ligado ao jogador.

Quanto a Lucho, digo o seguinte; estranho o fato de o Porto (onde foi um dos maiores ídolos do clube) liberá-lo pouco tempo depois de repatria-lo junto ao Olympique de Marselha. Mas tem uma coisa: se estiver inteiro fisicamente e em forma, é o que agora se chama de ”Camarão”.

E dos graúdos.

Nota do blog: O argentino, agenciado por Marcelo Simonian, tem contrato com o Porto até junho de 2014.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Wesley faz exame e está prestes a assinar com o Palmeiras

Palmeiras contrata técnico canadense para cuidar de garotos da base

Marc dos Santos
Por Blog do Paulinho

Indicado pelo grupo DIS, ávidos por novidades, o Palmeiras, bovimente, contratou um novo treinador para suas categorias de base.

Oriundo do Canadá, uma verdadeira “potência” futebolística.

São decisões como esta que desestimulam profissionais do clube, sabedores de que se não entrarem no esquema não terão a menor chance de evolução na carreira.

É o que dá eleger pessoas que precisam do Palmeiras para levantar sua vida financeira particular, falidos que estavam no mercado de lanchonetes.

Aceitam e aceitarão qualquer parada por um punhado de trocados.

Nota do blog: Antes do Verdão, Dos Santos estava treinando, desde dezembro de 2011,  o Primeira Camisa, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior. O time caiu nas oitavas de final da competição, quando foi derrotado pelo Corinthians por 5 a 1. Apesar do insucesso da equipe na Copinha, o Primeira Camisa fez um feito inédito ao classificar-se pela 1º vez na 3º fase do campeonato. Pelo futebol profissional, o técnico conquistou o título canadense de 2010, com o Montreal Impact.

Um Fiel para a Fiel

O Corinthians contratou um novo zagueiro para compor o seu elenco, porém desta vez, não é um atleta qualquer. Trata-se de um jogador que combina com a alcunha pela qual a torcida do clube é chamada: Fiel.

Daniel Miller Fiel Benedito é o mais novo zagueiro corinthiano. Aos (quase) 21 anos, Daniel Miller, que carrega o sobrenome Fiel, surgiu no Noroeste e é elogiado por ser veloz, ter qualidade no jogo aéreo, marcação firme e saber sair jogando. O vínculo de Daniel Miller Fiel com o Corinthians é válido até dezembro deste ano.  


O Palmeiras é o líder do Paulistão, e com méritos

RODRIGO COCA/AE
Por Robson Morelli

Os camarões que Felipão tanto queria não chegaram. Mesmo assim o Palmeiras se reforçou e vai dando pinta de que pode voltar a ter um time competitivo na temporada. Claro que ainda é cedo para apostar todas as fichas nesse elenco. Há muito ainda por vir e por fazer e o Estadual é apenas um aperitivo para o restante do ano.

A vitória por 3 a 0 sobre o Ituano neste sábado levou a equipe para a ponta isolada da tabela. O Palmeiras ainda não perdeu no Paulistão após sete rodadas e tem o ataque mais positivo, com 14 gols, ao lado do São Paulo. Para um time que terminou 2011 sendo gozado pelos rivais até que o recomeço está sendo maravilhoso. Ninguém esperava isso do Palmeiras neste início de 2012.

Felipão também parece ter acertado a mão depois de sua readaptação ao futebol brasileiro. Voltou a ser o Felipão que o palmeirense conhece bem. Ótimo para o time.

O presidente Tirone anda fazendo a sua parte também, reformulando contratos de patrocínio, assinando outros, contratando reforços, afastando Frizzo de cena e dando sinal verde para o treinador trabalhar mais tranquilo. Enfim, recuperando um pouco da paz perdida ano passado.

O resultado disso se vê em campo. Repito: ainda é cedo para apostar as fichas embora essa mudança de postura já reflita no sorriso e na alegria do torcedor.

Nasce um ídolo: Marcos Assunção

Marcos Assunção
Por Luís Carlos Quartarollo 

Marcos Assunção não se acha ídolo. Só quando ganhar um Campeonato pelo Palmeiras é que começará a pensar no assunto.

Foi assim que ele definiu a situação quando lhe observaram que toda a torcida o aplaudiu quando foi substituído sábado no Pacaembu na vitória por 3 x 0 sobre o fraco Ituano.

E talvez seja isso que chame Assunção para a realidade.

Ele foi um ótimo jogador também contra o Santos que é bem mais forte e não precisa provar mais nada a ninguém do alto do seu profissionalismo aos 36 anos de idade.

Mas sabe que os jogos do Paulista podem enganar muita gente.

Os adversários são frágeis e podem facilitar para um time um pouco mais forte como o seu Palmeiras.

O volante agradece os elogios, mas está com os pés no chão. Ele sabe do que está falando.

No ano passado foi execrado por parte da torcida mesmo sendo o responsável pela maior parte dos gols do Palmeiras.

A vida do boleiro é assim. Do céu ao inferno em pouco tempo. Cautela não custa nada principalmente quando se está ganhando.

Hoje Assunção teve participação efetiva na maioria das jogadas alvi-verdes.

O primeiro gol não teve sua participação, mas o segundo, o primeiro do argentino Barcos com a camisa esmeraldina, teve a cobrança de falta sempre milimétrica para o companheiro se aproveitar e o terceiro foi mais uma vez uma bola parada na cabeça de Artur que em dois jogos fez dois gols muito parecidos pelo Palmeiras.

Luiz Felipe Scolari já acredita que um outro Marcos hoje seja o novo ídolo do Palmeiras.

É ele Marcos Assunção pelo que faz neste ano e pelo que fez no ano passado, decretou o técnico palmeirense apesar da discordância do próprio jogador.

Eu concordo mais com Felipão do que com Assunção. Mas entendo a precaução do volante.

Hoje índubitavelmente Marcos Assunção é o melhor jogador do Palmeiras e um dos melhores do país.

Como batedor de falta é um dos melhores que eu vi. E além disso bate os escanteios com muita eficiência. Tem liderança e ascendência sobre os mais jovens.

Não é à toa que o torcedor gosta dele. Começou 2012 em alta e hoje é o líder provisório do Campeonato Paulista com o seu Palmeiras.

Para um time que terminou o ano sob desconfiança não é pouca coisa.

Não é à toa também que o outro Marcos, o São Marcos, ídolo já projetado eternamente no Palmeiras, dizia na época que ameaçaram não renovar o contrato de Assunção: “Pelo amor de Deus, se o Assunção não renovar o Palmeiras fica uns seis meses sem fazer um gol

Era exagero do Marcão, é claro, mas que ia marcar menos gols eu não tenho nenhuma dúvida

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Contratações na base do Palmeiras não param

Bryan Jones e Nathan
Se contratar para o time profissional é cada vez mais difícil, para o time B e o Sub-20, o Palmeiras não vem encontrando dificuldades. 

Depois de Martin Lucero, Maicon Souza e Guilherme, as categorias de base do Verdão se reforçaram com Nathan e Bryan Jones. 

Nathan da Fonseca Baptista tem 17 anos, é lateral-esquerdo e surgiu no Flamengo, após 4 anos na Gávea foi para o Angra dos Reis e agora assinou com o Palmeiras até dezembro de 2014.

O xará do falecido guitarrista da banda Rolling Stones, Bryan Jones tem 22 anos, é atacante e defendia o Criciúma. O vínculo do atleta com o Palmeiras válido até dezembro de 2013. 

Investir nas categorias de base é um sinal de planejamento do clube, temos de exemplo o fantástico Barcelona, porém contratar jogadores com mais de 20 anos e utilizá-los no time B é um bom negócio?

Japão terá Copa do Mundo Feminina Sub-20 de futebol

A Fifa confirmou oficialmente na quarta-feira (8), que o Japão foi escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina Sub-20, que será disputada entre os dias 19 de agosto e 8 de setembro deste ano. 

O país ganhou o direito de abrigar a competição após a seleção feminina japonesa ganhar o título do Mundial da categoria principal da modalidade, na Alemanha, em 2011, fato que se tornou decisivo também para a eleição da meio-campista Homare Sawa como nova melhor jogadora do planeta. 

O Japão acabou herdando o posto de sede do torneio após a Fifa concluir que o Uzbequistão não poderia mais organizar o mesmo devido a uma série de problemas logísticos e técnicos. E a eleição do país oriental foi muito comemorada pelo presidente da Federação Japonesa de Futebol, Junji Ogura.

"É com enorme prazer que podemos formalmente anunciar que o Japão será sede da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA", disse o dirigente, para depois completar: "É um grande desafio, mas também uma excelente oportunidade para manter o ímpeto e o interesse do país após o título mundial que a seleção feminina principal conquistou na Alemanha em 2011. O Japão é sem dúvida um país onde o futebol de mulheres está seguindo uma trajetória ascendente. Além disso, em 2012 organizaremos duas competições da FIFA e, junto à entidade, queremos dar ânimo às pessoas afetadas pelo grande terremoto (que atingiu o país em março do ano passado)". 

A Fifa, por sua vez, lembrou que o Japão já tem tradição em abrigar grandes eventos do futebol, como aconteceu em 2002, na Copa do Mundo vencida pelo Brasil, em torneio abrigado também pela Coreia do Sul. O país também já foi palco de cinco das oito edições do Mundial de Clubes realizados com a chancela da entidade - em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2011. 

"O Japão tem um comprovado histórico de sucesso como sede de competições da FIFA e estamos plenamente confiantes de que a Federação Japonesa de Futebol será bem-sucedida ao organizar sua primeira competição feminina", afirmou Jérome Valcke, secretário-geral da entidade que comanda o futebol mundial. 

Dez dos 16 países que disputarão esta edição do Mundial Sub-20 já garantiram classificação para o torneio, entre eles o Brasil. A atual campeã da competição é a Alemanha, que na final de 2010 bateu a Nigéria por 2 a 0.

Meninas do Brasil seguem se preparando para Londres 2012

O técnico Jorge Barcellos convocará nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a Seleção Brasileira Feminina para a segunda etapa de preparação para as Olimpíadas de Londres 2012.

A apresentação para a segunta fase de treinamento será no dia 24 de fevereiro, na Granja Comary. As jogadoras e os integrantes da comissão técnica ficarão concentrados em Teresópolis até o dia 8 de março.

O projeto de preparação para as Olimpíadas de Londres 2012 inclui seis convocações até a data da viagem e quatro amistosos. Em março, a Seleção enfrentará Japão e Estados Unidos, no Japão, e em maio Portugal e França, ainda sem local definido. A primeira fase de preparação aconteceu de 16 a 29 de janeiro na Granja Comary.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Verdão contrata ex-zagueiro corinthiano e meia que estava no futebol japonês

As contratações no Palmeiras não param. 

Após trazer o argentino Martin Lucero, o Verdão segue reforçando o seu elenco (provavelmente para o time B) com um meia atacante e um zagueiro. 

O meia chama-se Maicon Souza de Jesus, tem 22 anos e já passou  pelas categorias sub-17 e sub-20 da seleção brasileira. Curiosamente, Maicon estava no Montedio Yamagata (JAP), time da primeira divisão da J-League, desde o início de 2011, porém não  participou de nenhuma partida oficial pelo clube.


Registrado na CBF sob o número SP2012019131, o contrato de Maicon com o Palmeiras é válido apenas até 31 de maio de 2012.

Clique aqui e veja o video de Maicon

O outro novo reforço alviverde é Guilherme Pereira dos Santos, tem 21 anos e foi revelado pelo Corinthians. 
Agenciado por Wagner Ribeiro (veja o documento abaixo), o jogador chegou a ser emprestado ao Monte Azul e depois foi para o Bahia (veja o documento abaixo), onde disputou o Campeonato Brasileiro do ano passado. 

O contrato de Guilherme com o Palmeiras é mais longo do que o de Maicon, sob o registro SP2012019133, o zagueiro ficará no clube até o fim de dezembro de 2013.

Documento do Departamento de Futebol Amador do Corinthians de 2008


BID da CBF de abril de 2011



Problemas para trazer Nilmar e Wesley

Wesley e Nilmar
IDAS E VINDAS 

Por Roberto Avallone

Comenta-se, na Espanha, que, apesar da “desistência momentânea” doSão Paulo por Nilmar, o Villareal continua a negociar o jogador com o tricolor. Não me surpreenderia o acordo entre as partes, até porque Nilmar não vem sendo relacionado para os jogos do clube espanhol.

E outra oscilação aconteceu: o caso Wesley, já com o Palmeiras e o Werder Bremen se acertando, por causa das divergências entre o que diz o empresário do jogador e os cartolas palmeirenses. Em relação ao salário, é claro, Creio que, no entanto, que faz parte da negociação e que Wesley virá.

Os dois casos, acredito, vão acabar em pizza.

Nota do Blog: Tivemos a informação que entre Werder Bremen e Palmeiras esteja tudo acertado e o clube alemão só liberaria o atleta para o Verdão (anulando qualquer nova investida do Atlético-MG). 

Veja abaixo a proposta feita pelo Palmeiras a Wesley no dia 01 de fevereiro (contrato divulgado pelo jornalista Alex Muller).


O Gladiador beijoqueiro

Por Juca Kfouri


Montagem: RAFAEL CERVANTES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Diretoria palmeirense quer Nilmar

Foto: AP
TIRONE, A BOA SURPRESA

Por Roberto Avallone

Depois de um primeiro ando de mandato recheado de críticas, tem sido surpreendente a mudança de postura do presidente do Palmeiras: como se tivesse libertado das amarras, conversa com vários grupos (nesta segunda-feira teve reunião com os Eternos Palestrinos) ouve os mais experientes em futebol. E o que é principal, além de assumir verdadeiramente o papel de presidente: ousa!

Além de Wesley, já acertado com o Werden Bremen (depende agora do pagamento ou da garantia bancária), o Palmeiras de Tirone lança-se, agora, a uma aventura de difícil êxito. Mas não impossível: trata-se de Nilmar, até há pouco pretendido pelo São Paulo, em manobra arrojada e que teria apoio de forte parceria. Nilmar jogaria ao lado de Barcos.

Por falar em Barcos, recebi informação de que no começo da noite desta segunda-feira, chegou toda a documentação que faltava para seu registro na CBF. Agora, só falta seu nome sair no BID para que “El Pirata” fique à disposição de Felipão.

Nota do blog: Os primeiros contatos haviam sido feitos com dirigentes do Metalist, da Ucrânia, pelo atacante Taison. No entanto, o clube não quer liberá-lo no momento. Novas conversas serão retomadas para tentar liberar Taison, talvez por empréstimo, no meio do ano. Claro! Isso acontecerá caso as negociações com Nilmar não avançarem.  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Brasil vence a Argentina e é pentacampeão do Sul-Americano

A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 precisava de apenas um empate com a Argentina para ser a campeã do Sul-Americano da categoria, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mas o Brasil foi superior em todo o jogo e venceu as hermanas por 2 a 0, com gols de Ketlen e Thaisinha. Com o título, o Brasil é pentacampeão da competição.

Este é o 116º título na administração do presidente Ricardo Teixeira.

A Seleção teve 100% de aproveitamento no Sul-Americano. Foram sete jogos, sete vitórias, 27 gols marcados e apenas um sofrido. Além da melhor campanha na competição, o Brasil tem a artilheira do Sul-Americano, Ketlen, com nove gols.

No primeiro tempo, o Brasil pressionou a Argentina, mas não conseguiu marcar. Somente na segunda etapa, aos 7 minutos, Ketlen abriu o placar. Gláucia chegou à linha de fundo e tocou rasteiro para a artilheira, que limpou a jogada e chutou no canto esquerdo. Brasil 1 a 0.

Aos 25 minutos, Ketlen foi derrubada na área. Thaisinha cobrou o pênalti e ampliou a diferença. Brasil 2 a 0. Bia ainda teve chance de fazer mais um. Thaisinha chegou à linha de fundo e cruzou para a camisa 10 da Sub-20 que dominou no peito e deu um voleio. Mas a bola bateu no travessão e o resultado ficou nisso mesmo. 2 a 0.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Palmeiras contrata atacante argentino

Reforçar o time B deve mesmo ser uma das especialidades dos dirigentes palmeirenses, isso porque foi confirmada na sexta-feira (3) a contratação do atacante argentino Martín Lucero, de 21 anos. 

Apesar de ser argentino, Lucero começou sua carreira nas categorias de base do Figueirense e agora defenderá o Verdão pelo menos até outubro de 2012, segundo o contrato SP2012019118, registrado na CBF.

E o atacante já sentiu o gosto de vestir a camisa alviverde, pois esteve presente no amistoso entre Palmeiras B e Arapongas (PR) realizado no último dia 12 de janeiro no estádio dos Pássaros, com a delegação chefiada por Eduardo Batista.

Após as contratações do liberiano Dweh Allison, do argentino Facundo Albaqui e de Bruno Alexandre e Renato Augusto,  fica a dúvida: o Palmeiras estaria investindo forte nas tão inexploráveis categorias de base ou confirmando as denúncias Jair Jussio sobre os “esquemas” com empresários?


Vejam os videos do novo atacante do Palmeiras:



Otimismo alviverde pela contratação de Wesley

Muitos dirigentes palmeirenses dão como certa a contratação do volante Wesley, hoje no Werder Bremem (ALE). Há quem diga que o anuncio da chegada do reforço seja confirmada já nos próximos dias. 

Aos 24 anos, Wesley ganhou destaque no futebol brasileiro depois de grande passagem pelo Santos, em 2010, quando sagrou-se campeão Paulista e da Copa do Brasil. 

Alguns cartolas torceram o nariz pela quantia pedida pelos alemães para a liberação do atleta, porém, para viabilizar a transferência o presidente Arnaldo Tirone teria oferecido alguns jogadores do atual elenco do Verdão, incluindo a base, além de contar com o apoio do Banco BMG.

Os valores da transação giram em torno dos 6 milhões de euros e o contrato de Wesley com o Palmeiras será de 3 anos. 

Tudo foi tratado pelo presidente Tirone e os representantes do jogador, o que falta é apenas assinar o contrato. 

Brasil goleia o Paraguai e decide título contra a Argentina

A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 goleou, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, o Paraguai por 8 a 0, com dois gols de Ketlen, dois de Thaisinha, dois de Lucimara, um de Tayla e um de Giovanna, no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba. Com a vitória, o Brasil só precisa de um empate com a Argentina no próximo domingo, dia 5, às 18h10, no Estádio Couto Pereira, para ser campeão da competição.

O Brasil venceu os dois jogos da segunda fase e soma seis pontos Já a Argentina empatou o primeiro jogo com o Paraguai em 2 a 2 e derrotou a Colômbia por 2 a 1, portanto, tem quatro pontos.

Com a goleada, a Seleção conquistou a vaga para o Mundial Sub-20 Feminino, que será realizado de 16 de agosto a 8 de setembro, no Uzbequistão.

O Brasil dominou o segundo jogo da fase final da competição. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Jucimara foi derrubada dentro da área. Thaisinha cobrou o pênalti e abriu o placar para a Sub-20.

O segundo gol brasileiro foi de Ketlen, que recebeu a bola, tirou da zagueira paraguaia e bateu cruzado. Brasil 2 a 0. O terceiro saiu de uma jogada individual de Gláucia, que chutou cruzado. Thaisinha chegou só para empurrar a bola para dentro do gol.

Aos 32 minutos, Thaisinha cobrou o escanteio pelo lado direito, a goleira paraguaia deu um soco na bola e a sobra foi de Ketlen. A camisa 7 da Seleção chutou de primeira para o gol. Brasil 4 a 0.

No início do segundo tempo, Bia cobrou o escanteio pela esquerda, Tayla chutou forte de primeira com a bola ainda no ar. A goleira paraguaia não conseguiu chegar.

Thaisinha fez boa jogada pelo meio campo e tocou para Lucimara que marcou o sexto gol da partida.

Aos 26 minutos da segunda etapa, Paula chegou à linha de fundo e cruzou para Giovanna que marcou mais um para o Brasil.

Lucimara ainda aumentou a diferença. A camisa 18 da Seleção chutou forte de fora da área e fechou o placar. Brasil 8 a 0.

A Sub-20 tem 100% de aproveitamento no Sul-Americano da categoria. Até agora foram seis jogos, seis vitórias, 25 gols marcados e apenas um sofrido.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brasil vence a Colômbia e segue invicto no Sul-Americano Sub-20

A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 segue invicta no Sul-Americano da categoria, que acontece no Paraná. Na estreia do Brasil na fase final da competição, nesta quarta-feira, a equipe brasileira venceu a Colômbia por 1 a 0, com gol de Thaisinha, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.

O Brasil abriu o placar logo no primeiro tempo, aos 31 minutos. Thaisinha recebeu o passe de Ketlen na grande área. A goleira Castaño saiu errado e a camisa 11 da Seleção aproveitou a chance e colocou o Brasil na frente. 1 a 0.

Aos 34 minutos, Andressa Alves foi expulsa e as colombianas começaram a pressionar a Seleção Brasileira. No segundo tempo, o técnico Caio Couto substituiu a atacante Paula pela zagueira Jucinara, o que diminuiu a pressão colombiana no jogo.

Com o resultado, o Brasil tem o melhor ataque, com 17 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido, do Sul-Americano Sub-20 Feminino. Mais cedo, Paraguai e Argentina empataram em 2 a 2, em jogo válido pela primeira rodada da fase final da competição.

A Seleção volta a campo na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, contra o Paraguai no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, às 20h10.

Definido o Sul-Americano Sub-17 Feminino

O Sul-Americano Sub-17 Feminino, antes marcado para o Peru, acontecerá na Bolívia, de 9 a 18 de março. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Colômbia, Chile e Venezuela. No Grupo A, estão Bolívia, Argentina, Uruguai, Peru e Equador.

Os jogos da primeira fase da competição ainda não estão definidos.

As duas seleções mais bem colocadas de cada grupo se classificam para a fase final, que serão nos dias 21, 23 e 25 de março. Os três primeiros da fase decisiva ganham o direito de disputar o Mundial da categoria, que será realizado no Azerbaijão, de 22 de setembro a 13 de outubro.

A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 está na Granja Comary para a segunda etapa de preparação para o Sul-Americano da categoria. O Brasil é o atual campeão da competição, tendo vencido em 2010, em casa.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Com fim da WPS, Marta deve voltar para Suécia

Depois das discussões que quase cancelaram as temporadas do futebol americano (NFL) e do basquete (NBA) nos últimos meses, foi a vez da liga americana de futebol feminino, a WPS, entrar em conflito e cancelar toda a temporada que estava prestes a começar nos Estados Unidos. Uma briga entre os donos dos clubes foi o principal motivo do cancelamento, que acabou deixando a estrela brasileira Marta temporariamente “desempregada” em 2012. 

A temporada, que começaria em março, foi oficialmente cancelada na última segunda-feira, quando a própria WPS divulgou um comunicado formalizando a decisão tomada em uma votação que contou com a participação dos donos dos times que compõem a liga. Um deles, Thomas Hofstetter, representante do Sky Blue FC, explicou que o cancelamento desta temporada foi necessário para que a competição pudesse continuar se desenvolvendo. 

"Nós estamos orgulhosos do que a Liga alcançou nessas três primeiras temporadas, mas reconhecemos a necessidade de resolver nossas questões legais e operacionais para podermos continuar fazendo a WPS crescer no caminho certo. Foi uma decisão muito difícil, mas achamos que é o melhor para a Liga agora”, declarou. 

Principal jogadora do New York Flash – equipe campeã da WPS em 2011 – Marta acabou surpreendida com a notícia do cancelamento da temporada. A jogadora recebeu por email o comunicado oficial da Liga no domingo e, desde então, passou a trabalhar outras possibilidades para 2012. De acordo com o agente da brasileira, Fabiano Farah, o destino dela agora deverá ser voltar para o futebol sueco, onde brilhou de 2004 a 2009. 

“Ela tem propostas da Suécia, Alemanha, França e Rússia, mas a tendência é que ela vá para o futebol sueco, até pela tradição que o esporte tem lá, é uma liga muito competitiva, que tem quatro divisões, e é isso que a Marta quer: estar competindo em alto nível”, disse Farah, em entrevista ao ESPN.com.br. 

Segundo o agente de Marta, cinco propostas vindas do futebol sueco chegaram à jogadora, sendo uma delas inclusive do time em que ela jogou até 2009, o Umea IK. No entanto, a oferta do ex-clube da brasileira não foi tão atrativa, e outras três equipes do país continuam na briga. 

Fabiano Farah também revelou que a proposta do futebol russo para ter Marta realmente surpreendeu a brasileira pelos altos valores oferecidos. “Um time da Rússia ofereceu um navio de dinheiro, uma proposta realmente muito agressiva, mas a liga lá ainda não é competiva, e ela quer jogar no mais alto nível, então também não teve interesse em ir para lá”, explicou o agente, garantindo que até meados de fevereiro a brasileira já deverá ter um novo clube. 

Na única passagem que teve pelo futebol sueco, Marta se destacou conquistando títulos importantes pelo Umea IK (como a Champions League, o Campeonato Sueco e a Copa da Suécia) e, além disso, ganhou a simpatia dos torcedores do país. Tradicionalíssima no futebol feminino, a Suécia tem uma das ligas mais competitivas do mundo e conta com um investimento massivo das empresas nesse esporte, além de ter a transmissão dos jogos na TV aberta. 

Fonte: ESPN

Começa em março a Copa do Brasil 2012

A partir de 10 de março, dá-se início a 6º edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A competição será disputada por 32 times e todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal terão representantes.


Arte: Marianna Esteves
Com o final previsto para o dia 9 de junho, o campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata mata.

O calendário da competição foi alinhado às datas da Seleção Brasileira Feminina. Até as Olimpíadas de Londres 2012, a Seleção terá quatro amistosos, contra o Japão e os Estados Unidos, em março, no Japão, e contra Portugal e França, em maio, ainda sem local definido.

Em 2011, o campeão da competição foi o Foz Cataratas que, além do título, conquistou a vaga brasileira para a Libertadores de 2012 ao bater o Vitória/PE na final.

Confira os representantes de cada estado:

Baré - Roraima 
Oratório - Amapá
Iranduba - Amazonas
São Francisco - Bahia
Flamengo - Piauí 
Caucaia - Ceará
Atlético - Minas Gerais
Iguaçu - Minas Gerais 
Comercial - Espirito Santo
Kindermann - Santa Catarina 
Foz Cataratas - Paraná 

Os demais clubes ainda não foram definidos por suas federações.