Foto: AE |
O anúncio da Fifa escolhendo o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 foi feita no dia 31 de outubro de 2007, ou seja, há mais de três anos que estamos cientes de seremos o 'centro' do mundo em 2014 e o que foi feito até agora?
Há 36 meses do evento não temos estádios capacitados, não temos infraestrutura turística e aeroviária, sem falar no quesito saúde e segurança.
No âmbito futebolístico, o país tem que oferecer aos turistas/torcedores que aqui estarão um estádio confortável, com cadeiras numeradas e garantidas, uma boa visão de todo o gramado e seus arredores, banheiros limpos e um sistema de transporte integrado, que leve o espectador direto ao estádio.
Em São Paulo, o local dos jogos seria o estádio do Corinthians, mas com o futuro ainda incerto, a cidade já corre o risco de ficar de fora da Copa das Confederações, um torneio preparatório para a Copa do Mundo, que serve para 'testar' os estádios que receberão os jogos do Mundial.
Foto: Leandro Canônico |
As incertezas são tantas que não é exagero dizer que São Paulo poderá não fazer parte da Copa do Mundo.
Nos bastidores, comenta-se que para sanar a 'ausência' de Sampa ou até mesmo de outra sede, há chances de serem usados dois estádio na mesma cidade. Por exemplo (o mais provável): Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro.
Vale a pena lembrar que temos experiências anteriores, de organização de eventos esportivos, que servem de lição.
Na Copa de 1950, as obras estavam atrasadas e as partidas foram iniciadas com os estádios ainda em fase de finalização.
Em 1975, São Paulo teve dificuldades para montar a estrutura necessária para sediar os Jogos Pan-Americanos e alegando um surto de meningite, teve que renunciar aos jogos. A competição foi transferida para a Cidade do México.
Morumbi
Apesar de ser um grande estádio (com falhas, como todos no Brasil), o Morumbi está totalmente descartado. Além dos motivos já alegados (falta de investidores, de verba e estrutura), a política também interfere diretamente.
Em palestra realizada no último sábado (7), na Universidade Nove de Julho, o locutor esportivo Carlos Fernando Schinner, autor dos livros "Manual dos Locutores Esportivos" e "Rui Viotti: histórias do rádio, da TV e do esporte", afirmou que 'Houve uma sacanagem política contra o Morumbi' e 'Enquanto o Juvenal (Juvêncio) for o presidente do SãoPaulo, o Morumbi está fora da Copa do Mundo'.
Seria a briga política envolvendo Juvenal Juvêncio, Clube dos 13, Ricardo Teixeira e CBF, que estaria 'inutilizando' o Morumbi para a Copa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário