Por Benjamin Back
Se tem uma profissão que está cada vez mais super valorizada é a de técnico de futebol! Nos áureos tempos do futebol brasileiro, as estrelas sempre foram os craques que faziam a diferença dentro de campo, no entanto, os tempos mudaram e os treinadores, ou ao menos alguns deles, hoje também possuem não só o status de estrelas como também os salários!
Porém, nem sempre ter um renomado e caro treinador é sinônimo de sucesso, basta dar uma olhada na tabela do Campeonato Brasileiro: o Vasco se mantém na liderança com o Cristóvão que está no lugar do Ricardo Gomes. Na sequência vem o Tite, que nunca se firmou como um treinador de ponta. Logo atrás o São Paulo com o mais do que questionado Adílson Batista e completando os quatro primeiros colocados está o Botafogo do Caio Júnior que por mais que tenha passado pelo Palmeiras e Flamengo mas ainda é uma incógnita.
Ou seja, os três treinadores mais vencedores do futebol brasileiro das últimas duas décadas não se encontram no topo da tabela.
Muricy Ramalho, que a meu ver é o melhor treinador do país na atualidade, não tem do que reclamar, afinal, recentemente conquistou quatro campeonatos brasileiros, uma Libertadores e esse ano ainda faturou o Paulistão e tem a chance de ser campeão mundial no final do ano.
Já o Felipão, voltou ao Brasil depois de quase uma década fora do país e no Palmeiras até o momembto vem colecionando apenas vexames, polêmicas e muitas discussões! A esperança de títulos com a sua chegada deu lugar as frustrações e o máximo que o Verdão poderá conquistar agora será uma vaga na Libertadores… E olhe lá.
E o Vanderlei Luxemburgo? O Flamengo montou um timaço, foi campeão carioca, começou o Brasileirão a mil por hora, porém, depois a coisa desandou. O time hoje se encontra na sexta posição e não acredito que tenha mais chances de brigar pelo título. Luxa tem escalado mal a equipe, faz sempre as mesmas substituições: entra Jael no lugar do Deivid, ou entra Deivid no lugar do Jael… Além do mais, há algum tempo o Luxemburgo, assim como o Felipão, não conquistam títulos expressivos, o que claro, não significa que ambos não sejam muito competentes.
Por fim, tem o Mano Menezes que devido ao seu bom trabalho no Corinthians e a negativa do Muricy a Ricardo Teixeira hoje comanda a Seleção Brasileira, onde até o momento não passou a devida confiança.
Enfim, para você quem é o melhor treinador do país na atualidade?
O meu voto é para Muricy Ramalho. E o seu?
Nota do blog: Muricy Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário