terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jogadoras da Seleção Brasileira desabafam sobre falta de incentivo

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino estreou no domingo (09) com goleada de 4 a 0 sobre a equipe de Portugal na abertura do Torneio Internacional Cidade de São Paulo 2012, no Pacaembu. Após o jogo, o técnico Márcio de Oliveira, que participou de sua primeira partida pela equipe, esteve na coletiva juntamente com a zagueira Fabiana Baiana – eleita a melhor em campo – e a goleira Andreia Suntaque. 

Diante questões sobre o reconhecimento da Seleção Feminina, as jogadoras foram enfáticas. “Nós da Seleção Feminina ganhamos pouco e ainda somos muito desvalorizadas”, falou Baiana. Já Andreia completou: “Não temos que comparar o time masculino com o feminino. Vestimos essa camisa pelo amor a pátria. Não ganhamos nada e ainda temos uma cobrança enorme em cima de nós”.

A goleira ainda fala da cultura do país que, infelizmente, só tem olhos para prestigiar o time masculino. “Joguei o ano inteiro sem receber, é complicado, mas agora consegui o patrocínio de uma faculdade e tenho uma bolsa 100% e uma ajuda de custo. Muitas jogadoras têm ajuda de faculdades”, analisa. Porém, sua energia está para o que vem pela frente: “Temos que focar no planejamento das Olimpíadas e com o ciclo de renovação. As coisas vão acontecer”, anima-se.

Já o técnico Oliveira afirmou que as jogadoras em pouco tempo já demonstram seu talento e que, com muito treino, continuarão a praticar um bom futebol que trará benefícios futuros. “Precisamos nos preparar e formar um time tático, além de desenvolver novos talentos, o que é sempre importante”. Em relação aos desabafos das jogadoras, o técnico foi direto: “É complicado trabalhar com jogadoras que não recebem, se eu fosse machista não estaria aqui. Temos um projeto para o Futebol Feminino começando pela base, já trabalhei com a categoria Sub 20”, fala.

Espero que o Márcio trabalhe e chegue, pois trabalhei com técnicos que trabalham e não chegaram. Não quero ser vice, quero ser campeã”, finalizou a experiente Suntaque. 

O próximo jogo do Brasil será realizado nesta quinta-feira (13), contra as mexicanas, no Pacaembu, às 21h50, com transmissão ao vivo pela Band. Na preliminar, Portugal e Dinamarca se enfrentam às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário