Por Benjamin Back
Os melhores e mais badalados jogadores de futebol do mundo não estão no Brasil!
Em termos de qualidade, conforto, organização e civilidade nos estádios de futebol a disparidade é tão grande que sequer temos como pensar em qualquer tipo de comparação!
E se formos mais além, os gramados, ou se preferirem, os pastos da maioria dos estádios brasileiros são inimagináveis até mesmo para os clubes que jogam a segunda divisão do futebol alemão.
E os uniformes dos nossos clubes?
As marcas são as mesmas dos grandes times europeus, porém, o design, a qualidade e a beleza das camisas são infinitamente superiores a de qualquer time brasileiro.
Ou seja, a embalagem que envolve o futebol europeu é algo que não temos por aqui, o glamour, a seriedade em tratar o futebol como espetáculo, o respeito com o torcedor que compra seu ingresso, que tem o seu lugar numerado respeitado, que pode ir ao intervalo do jogo num sanitário decente, ou melhor, até sua mulher e filha também podem ir, logo, em todos esses aspectos o Brasil ainda está a milhões de anos-luz!
Em compensação, se deu início nesse final de semana campeonato nacional mais difícil do mundo: o Brasileirão!
Não, não estou louco!
Na Espanha tem o Messi,Cristiano Ronaldo, Xavi, Iniesta, Kaká, etc…
Mas, no final a briga pelo título fica quase sempre entre os mesmos!
Vejam só o que aconteceu nas últimas dez edições do campeonato espanhol: o Barça conquistou cinco vezes, o Real três e o Valência duas.
No milionário campeonato inglês, nos gramados que desfilam Rooney, Drogba, Tevez, Owen, Ferdinand, Lampard entre tantos outros, a coisa também não é muito diferente ao analisarmos os últimos dez campeões: O Manchester faturou cinco vezes, o Chelsea três e o Arsenal duas.
Já o campeonato italiano, que não tem mais a mesma força que tinha nas décadas de 90 e 2000 também não foge a regra: A Inter levou cinco títulos, Milan e Juventus dois cada, sendo que a Juve teve dois títulos caçados devido ao escândalo de manipulação de resultados.
Enfim, por aqui a coisa é bem diferente, a quantidade de clubes que podem ser apontados como candidatos ao título é muito maior e é impossível afirmar com a mesma convicção tal qual na Espanha que apenas dois times brigarão pelo título.
E usando como base os últimos dez campeonatos brasileiros vejam só a diferença: o São Paulo ganhou três vezes, o Santos duas, Atlético-PR, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense uma vez cada, ou seja, a disputa é muito mais equilibrada, acirrada e totalmente imprevisível.
O que nos falta é melhorar a embalagem e saber fazer o espetáculo, pois nisso continuamos muito atrasados…Muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário