Pelo grupo C, na postagem desta quinta-feira (16), a protagonista pertence a seleção da Suécia.
Se Charlotta Eva Schelin tivesse dado ouvidos aos seus médicos, o mundo do futebol feminino teria perdido um grande talento. Campeã da Champions League feminina pelo Lyon, Lotta é atacante e nasceu nos arredores de Estocolmo, onde deu os seus primeiros chutes na bola no Kallereds SK, onde também jogava a sua irmã, Camilla. Mais tarde, passou pelo Hällesaker IF e pelo Mölnlycke IF. Na adolescência, desenvolveu problemas na coluna e foi aconselhada pelos médicos a abandonar o esporte. Como se sabe, a jogadora, hoje com 26 anos, não seguiu a orientação médica e passou por um processo de fortalecimento muscular que foi um sucesso absoluto.
Schelin estreou no Campeonato Sueco aos 17 anos, vestindo a camisa do Landvetter IF (que hoje se chama Kopparbergs Göteborg FC). Ela defendeu o mesmo clube até 2008, chegando à final da Copa da Suécia em 2002. Em agosto desse mesmo ano, a atleta de 1,78 metro de altura sofreu uma grave lesão que a afastou dos gramados por quase um ano.
Em junho de 2003, ela retornou aos gramados e, pouco depois, foi convocada pela primeira vez para a seleção sueca. A sua estreia pela Suécia aconteceu na Copa Algarve, contra a França. Schelin também esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2004, ficando na quarta colocação com o seu país.
O ano de Lotta Schelin
Em 2006, a talentosa sueca mostrou ser uma verdadeira craque. Ela desempenhou um papel decisivo na Copa Algarve e conduziu o seu país à terceira colocação no torneio em Portugal. Na disputa do bronze, Schelin foi a autora do único gol da partida contra a França.
Em 2006, a talentosa sueca mostrou ser uma verdadeira craque. Ela desempenhou um papel decisivo na Copa Algarve e conduziu o seu país à terceira colocação no torneio em Portugal. Na disputa do bronze, Schelin foi a autora do único gol da partida contra a França.
Além disso, a atleta recebeu três prêmios na eleição da Jogadora do Ano da Suécia: artilheira, melhor jogadora e melhor atacante do Campeonato Sueco 2006. Com isso, Schelin provou definitivamente ser uma das mais talentosas futebolistas do seu país.
Em 2009, Schelin foi campeã da Copa Algarve com a sua seleção. Para conseguir a façanha, as suecas tiveram que passar por dois verdadeiros desafios. Primeiro, elas venceram a atual bicampeã mundial Alemanha por 3 a 2 na fase de grupos (com dois gols de Lotta). Na final, as escandinavas precisaram superar as americanas, atuais campeãs olímpicas, na disputa por pênaltis. No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 1 a 1, com Schelin marcando para a Suécia. Foi a consagração de Lotta como uma das melhores jogadoras do seu país e também do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário