quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entre a rejeição e o entusiasmo alemães, Mundial ainda é uma competição contra o preconceito

Por Graça Magalhães (em: 02/07)

Aberta no último domingo, com vitória da Alemanha sobre o Canadá por 2 a 1, a Copa do Mundo Feminina de Futebol ganha lentamente popularidade. Em Berlim, o prefeito Klaus Wowereit se manifestou favorável à instalação de um telão junto ao Portão de Brandenburgo, no coração da cidade, o que fez da Copa (masculina) de 2006 uma grande festa de rua. A ideia é repetir a manifestação ao menos nos jogos finais do torneio. O que há cinco anos era uma evidência desde o primeiro dia da Copa, hoje divide a opinião pública entre o apoio exagerado e a rejeição. Embora o futebol feminino comece a ser descoberto pelas agências de publicidade, ainda é acompanhado de certo preconceito.Manifestações machistas

O ex-jogador nacional Mario Basler aconselhou as jogadoras a praticarem tênis, uma forma de esporte mais graciosa e menos masculina do que o futebol, e apelou às equipes participantes a não estragarem "os gramados dos nossos estádios". Já o piloto da Fórmula-1 Nico Rosberg, politicamente incorreto, comparou o futebol das mulheres com as paraolimpíadas, que também seriam interessantes, uma forma de preconceito duplo, contra as mulheres e contra os deficientes. Depois, Rosberg afirmou ser admirador da seleção alemã.

Apesar das tentativas dos dois canais públicos de TV e da federação alemã de mostrar a atual Copa como uma "lenda de verão revisitada", o torneio é visto com uma mistura de curiosidade e tédio. O comentarista do jogo de abertura, Michael Antwerpes, chegou a dizer que "o futebol é divertido embora seja apenas a Copa das mulheres".

O mar de bandeirinhas das nações participantes, visto com frequência na última Copa, não foi registrado em nenhuma das sedes do torneio. O grau de entusiasmo nas ruas está apenas um pouco acima de zero, embora os ingressos para a partida de abertura e para os jogos dos favoritos tenham sido bem vendidos. Alguns jogos são realizados em estádios quase desertos. A ex-jogadora Bärbel Wohlleben, que teve o auge da sua carreira nos anos 70, bem antes da primeira Copa feminina, em 1991, já vê uma evolução:

- Antigamente, uma mulher que jogava futebol tinha receio de ser vista como masculina, uma mulher-homem.

O clichê da jogadora masculinizada persiste. A treinadora da Nigéria, Ngozi Uche, afirmou ter expulsado todas as lésbicas do time. Para provar o contrário, cinco jogadoras alemãs posaram nuas para a revista "Playboy". O jornal de massa "Bild", antigo porta-voz dos machistas, escreveu admirado: "Futebol é agora sexy".

Para o jornalista Jacob Augstein, filho do fundador da revista "Der Spiegel", a Copa vem sendo "instrumentalizada" pelas organizações públicas como incentivo à emancipação feminina em um país que é governado pela chanceler Angela Merkel, embora apenas 2,35% das 200 maiores empresas sejam comandadas por mulheres. Apesar dos preconceitos, o torneio foi descoberto pelas grandes empresas como uma fonte de lucro a começar pelos álbuns de figurinhas, que também na Copa feminina, são colecionados principalmente por meninos.Liberdade e autoestima

Para Bärbel Wohlleben, o crescimento do futebol feminino é acompanhado de sua comercialização. Grandes times alemães como o Turbine Potsdam, fundado no leste alemão ainda durante a era do comunismo, o FCR Duisburg e o FFC Frankfurt, tornaram a modalidade mais rentável e atrativa para jovens jogadoras.

Bicampeã mundial e hepta europeia, a Alemanha tem 14 mil times femininos, sendo muitos amadores. Mesmo nos três melhores as jogadoras ganham pouco, muito menos do que dos homens.

De acordo com a Fifa, 26 milhões de mulheres do mundo inteiro jogam futebol contra 239 milhões de homens. Heather Cameron, professora da Universidade Livre de Berlim, disse que em muitos países o futebol é a melhor forma de emancipação, como no Afeganistão, onde ainda hoje, dez anos após a queda do talibã, as mulheres ainda são oprimidas.

-- Futebol é para as mulheres uma forma de aumentar a autoestima - disse.

Palmeiras vai com tudo contra Flu e Martinuccio

Martinuccio
Por Roberto Avallone


E eis que ressurge, depois de considerável período de ausência, oCardeal Richelieu do Palmeiras. Mais uma vez para anunciar uma contratação, sim, mas agora não de um jogador: trata-se, desta vez, do advogado espanhol, Juan de Dios Crespo, especializado em causas esportivas na FIFA (com currículo recheado de vitórias, inclusive criando jurisprudência nas federações uruguaia, argentina e paraguaia), espécie de artilharia pesada para combater o imbróglio no caso Fluminense e Martinuccio.
Juan de Dios foi uma indicação do advogado Ivandro Sanchez, do escritório Machado Meyer, que, há tempos, já dava como quase certa a causa ganha pelo Palmeiras na FIFA. Sanchez , quando conversou comigo não acreditava que a multa chegasse- nem de longe- aos 50 milhões de reais, como fora estipulada no pré- contrato assinado pelo jogador. Caberá à FIFA arbitrá-la.
E ainda, segundo os advogados, Fluminense e Martinuccio correm o risco de sanções.
Ah, se o jogador pode ir para o Palmeiras? Pelo que sei, de jeito nenhum. O que o Palmeiras quer é o ressarcimento. Ainda mais, depois do fiasco que vem sendo o jogador argentino (que atuava pelo Peñarol), em defesa do Flu.

Twitter de Dentinho entrega o que todos tentaram esconder

Dentinho
Por Blog do Paulinho

O leitor deste blog está careca de saber o sistema de funcionamento da “organização” que domina alguns clubes do Brasil com objetivos, digamos, nada nobres.

Oligarcas do Leste Europeu que se utilizam de “gerentes”, como, por exemplo, Kia Joorabchian, Pini Zahavi e Franck Henouda, chegando no nível mais ralé, ocupado pelos Carlos Leites e Bertoluccis da vida.

Um caso recente – negado por todos – de cooptação de jogador por meio de intimidação foi o episódio “Dentinho”.

Todos se lembram quando Mano Menezes, parceiro de Carlos Leite, de uma hora para outra, sacou o atacante, então titular absoluto, colocando-o no banco de reservas.

Era uma maneira de pressioná-lo a deixar seu agente de lado, para assinar com o “indicado” pelo treinador.

Foi o que aconteceu.

Após noticiarmos o “acordo”, Dentinho, amedrontado, logo tratou de negar.

Porém, o tempo passou, e a verdade veio à tona, curiosamente, por um descuido do próprio jogador, em seu twitter.

Confira abaixo, mensagem postada por Dentinho, no último dia 29, em que diz claramente que seu empresário é o “Pini”, parceiro de Joorabchian e Carlos Leite.


Depois de título nos EUA, Maurine está de volta à Vila Belmiro

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo
Após conquistar o título de campeã da Liga Norte-Americana de Futebol Feminino ao lado de Marta com o Western New York Flash, Maurine Dornelles volta para novamente vestir a camisa do Santos. A lateral vem para reforçar ainda mais a equipe santista na disputa da Copa do Brasil e nas demais competições do ano. O contrato da atleta é de quatro meses, com término em dezembro de 2011.

Jogadora do Peixe desde março de 2008, Maurine ganhou maior destaque durante o Torneio Internacional Interclubes em janeiro de 2011. Na competição, Marta fazia parte do elenco santista e durante o prêmio Bola de Ouro da FIFA elogiou a lateral, dizendo que Maurine era uma forte candidata ao prêmio de 2012.

Maurine vestiu a camisa do Santos por três anos e alcançou diversos títulos com o Clube, como o bi na Libertadores e na Copa do Brasil em 2009 e 2010. Na ocasião da sua despedida, Maurine concedeu uma entrevista ao site oficial do Clube afirmando que sua saída era momentânea. 

“Eu estou indo embora para realizar o sonho de jogar fora do país, mas sempre terei o Santos  no meu coração. Isso não é um adeus, é só um até logo”.

A jogadora já se apresenta ao técnico Gustavo Feliciano no treino desta quarta-feira (31), às 9h30, no CT Meninos da Vila.

Tite ameaçado??? Que situação ridícula...

Tite
Basta ver os jogos para saber de quem é a responsabilidade pelos maus resultados corintianos

Por Vitor Birner


O Corinthians havia somado impressionates 28 pontos em 30 possíveis nas primeiras 10 rodadas do brasileirão.
E pouca gente via mérito do Tite na equipe bem posicionada.
Depois, nos 9 últimos jogos, o Alvinegro conseguiu apenas 9 pontos.
E as pessoas, sem observar o que acontece em campo, elegeram o treinador como responsável pelo declínio.
A voz do povo e os resultados ruins ameaçam o emprego do Tite.
O líder Corinthians e seu técnico entram no gramado do Pacaembu, às 18h desta quarta-feira, diante do Grêmio,  sob forte pressão.
Qual é a culpa do Tite?
Na Tabelinha da última segunda-feira fiz a pergunta ao Juca Kfouri.
Ele não conseguiu responder tecnicamente.
Vivo questionando meus amigos corintianos, críticos de Tite, sobre o mesmo tema.
E ninguém explica.
Na verdade não há como embasar a cobrança pela queda do técnico.
A responsabilidade pelo declínio corintiano é dos jogadores.
Tite até pode ter errado em alguma escalação ou substituição, mas isso nem de longe justifica o aproveitamento ruim de pontos nas nove últimas partidas.
A tal culpa não existe
Basta observar a obviedade
Quem gosta, vê, entende e avalia o futebol de acordo com os fatos, ao invés de usar clichês e idéias pré-estabelecidas sem ligação com a realidade atual, sabe porque o time andou tropeçando.
O melhor jogador da fase de 9 vitórias e 1 empate foi Danilo.
O desempenho dele piorou bastante.
Os volantes Ralf e Paulinho também não conseguiram mais repetir as grandes atuações.
Só isso bastaria para desestruturar o meio-campo e perder força tanto na frente quanto na defesa.
Mas o declínio  individual atingiu outros boleiros do setor.
Jorge Henrique também não está correspondendo.
Willian, de repente, começou a perder gols.
Alex ainda não mostrou o bom futebol dos tempos de Internacional.
Na defesa, Chicão, ídolo e jogador de segurança, tem falhado.
Além disso tudo, aconteceram desfalques importantes de Liédson e Julio César.
Renan, substituto para o gol, falhou quando entrou.
E os atacantes Emérson Sheik e Willian perderam chances claras, as mesmas que Liédson acertava.
O declínio técnico individual nada tem a ver com mudanças na forma de jogar.
O esquema tático 4-2-3-1 não mudou.
A entrada de Alex e deslocamento de Danilo para a direita da linha de três não serve de argumento.
Tite, contra o Palmeiras,  recolocou o meia na posição do início do brasileirão.
Quando a equipe empacou, o treinador tentou o 4-4-2 com posicionamentos (losango, quadrado) diferentes.
Por que então a culpa é dele?
A responsabilidade, está claro, é dos jogadores.
Não sei se pioraram por questões físicas, motivacionais, de relacionamento…
Isso é tema para outro post caso eu entenda o que acontece com quem chuta, passa e rouba a bola no Corinthians.
Acredito que o Corinthians, se não houver problemas com a condição atlética dos boleiros ou algo interno que não vazou, irá brigar pelo título.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Turma do “baralho” volta a prejudicar o Corinthians

Por Blog do Paulinho

Problemas internos podem explicar a queda vertiginosa de rendimento do Corinthians no Campeonato Brasileiro.

Alguns jogadores estão insatisfeitos com àqueles mesmos, da turma do “baralho”, responsáveis pela queda de Adilson Batista.

Entre os notívagos, está o gerente de futebol Edu Gaspar.

Razão pela qual o treinador Tite, embora não possa externar, tem se mostrado muito insatisfeito com a situação.

Os que pertencem à “turma”, vez por outra, chegam atrasados ou sem condições físicas adequadas, fruto da noite mal dormida da jogatina.

Evidentemente, os que se portam com responsabilidade, torcem o nariz, provocando um clima nada propício a uma equipe que sonha em ser campeã nacional.

Sem comando responsável de sua diretoria, que fecha os olhos há tempos para a prática, o treinador fica de mãos atadas, sofrendo as conseqüências do isolamento.

A pressa atrapalhou a volta de Luís Fabiano

Por Luís Carlos Quartarollo

Luís Fabiano ainda não conseguiu reestrear no São Paulo Futebol Clube.

Veio recontratado, apresentado com festa, teve estréia anunciada e adiada e logo após passou por cirurgia.

Talvez possa reaparecer com a camisa 9 do tricolor no próximo dia 21 de setembro contra o Corinthians, no Morumbi.

Hoje ouvi de uma fonte fidedigna que a recuperação de Fabiano foi apressada pelo marketing.

No afã de fazê-lo estrear o trabalho foi atropelado.

Os pontos da cirurgia abriram, pelo menos três deles, e numa linguagem simples, de leigo, foi preciso fazer uma plástica no local já que a abertura não se fechava nem com reza bravo.

Ouvi a seguinte expressão: “Se fosse um pedreiro já estaria totalmente recuperado. Era só deixa-lo em casa descansando que os pontos se fechariam normalmente e já estaria pronto para jogar, mas forçaram a fisioterapia para antecipar a estréia e deu no que deu”

O marketing sãopaulino tinha muita pressa de coloca-lo em campo. Acabou prejudicando o jogador.

É, meu velho e sábio pai lá na minha Piracicaba sempre diz: “A pressa é inimiga da perfeição”

E eu completaria: “Às vezes é amiga da ganância e se da burrice”

Filme sobre Silvio Santos recebe R$ 6 milhões

Silvio Santos
Por Daniel Castro

Baseado no livro A Fantástica História de Silvio Santos, de Arlindo Silva, um filme sobre a trajetória do maior apresentador da televisão brasileira poderá finalmente sair do papel em 2012.

"Fechamos hoje [segunda-feira, 29/8] com um investidor que vai colocar de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões no filme", comemora Guga Oliveira, que há vários anos alimenta a ideia de levar para os cinemas a história do dono do SBT. 

O diretor não revelou quem seria o investidor.

Segundo Oliveira, o longa-metragem está orçado em R$ 12 milhões. Com a injeção de pelo menos R$ 6 milhões, o projeto ganha fôlego, e outros investidores "menores" devem fechar com a produção. Ele acredita que poderá iniciar as filmagens em abril do ano que vem.

O filme deve se chamar Era uma Vez no Brasil - A Fantástica História de Silvio Santos. Pretende registrar a história cultural do Brasil desde os anos 1940, mas sem ser um documentário.

"Vamos contar a história do rádio e mostrar a televisão no Brasil, do nascimento, com Assis Chateaubriand, até hoje", afirma Oliveira, que é irmão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente da Globo. Personalidades, como as cantoras Emilinha e Marlene e o humorista Chico Anysio, deverão ser retratadas no longa.

Angélica viverá mulher de Silvio Santos

Segundo Guga Oliveira, alguns nomes já estão certos no elenco do filme, embora ainda não tenham assinado contrato. Um deles seria o de Angélica. A apresentadora do Estrelas, diz o diretor-geral do filme, interpretaria Cidinha, primeira mulher de Silvio Santos. Já Carlos Alberto de Nóbrega deverá dar vida ao próprio pai, Manoel da Nóbrega, de quem Senor Abravanel herdou o Baú da Felicidade.

Para o papel de Silvio Santos, para o qual já se especulou Edson Celulari, Oliveira pensa em realizar um concurso com votação popular.

Silvio Santos ainda não assinou

Guga Oliveira afirma que o filme já tem o aval de Silvio Santos, mas a assessoria do apresentador informa que ele ainda não aprovou oficialmente o projeto.

Marta conduz New York Flash ao título da WPS


Na decisão do título da Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos, realizada no sábado (27), o New York Flash, da brasileira Marta, bateu o Philadelphia Independence nos pênaltis por 5 a 4 e sagrou-se campeão da WPS.

No tempo regulamentar as equipes empataram em 1 a 1, gols de Christine Sinclair (WNF) e Amy Rodriguez (PI). 








Além do título, Marta e Sinclair terminaram a competição como as artilheiras, com 10 gols cada. 


No entanto, esta pode ter sido a última partida de Marta e de muitas outras jogadoras nos Estados Unidos, já que a WPS corre o risco de ser extinta. 






Vamos a lista das campeãs:


Yael Averbuch
Brittany Bock
Ashleigh Bowers
Kimberly Brandao
Brittany Cameron
Gemma Davison
Candace Chapman
Becky Edwards
Whitney Engen
Kaley Fountain
Marta
Maurine
Alex Morgan
Rebecca Moros
Ali Riley
Alexandra Sahlen
Caroline Seger
Christine Sinclair
Kandace Wilson
McCall Zerboni

Libertadores 2011 será em São José dos Campos

A Conmebol confirmou que a cidade de São José dos Campos será sede da Copa Libertadores da América Feminina em 2011. 

Com início previsto para o mês de novembro, esta será a 3º edição da competição. 

A possibilidade de uma equipe japonesa também participar da Libertadores está sendo analisada pela Conmebol. Também está sendo avaliada a possibilidade de que o torneio tenha 12 equipes, ao invés de 10.

Independentemente do numero de equipes, estão confirmadas três equipes nacionais:

São José E. C. (equipe da cidade sede);
Santos Futebol Clube (atual campeã da Libertadores);
Duque de Caxias-RJ (Campeã da Copa do Brasil 2010).

As definições sobre o número de equipes, grupos, datas e demais detalhes da competição serão divulgados até o final de setembro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Golaço do craque

Lucas
No domingo (28), na Vila Belmiro, tivemos o encontro de craques da nova geração: Ganso e Neymar, pelo Santos e Lucas, pelo São Paulo. 

Apesar de terminar empatado, 1 a 1, o clássico teve um dono, o Menino Prodígio do Morumbi, que fez um GO-LA-ÇO. 

Lucas é um jogador diferenciado em todos os sentidos e tem tudo para ser um dos melhores do mundo daqui há alguns anos.



Veja o gol:


Kleber não comemorou os gols contra o Corinthians

Kleber
Parece que nem mesmo a vitória do Palmeiras sobre o Corinthians, por 2 a 1, no domingo (28), acalmou alguns palmeirenses quanto a notícia que o atacante Kléber, aos 18 anos, teria se inscrito na principal torcida organizada do rival alvinegro. 

Alguns torcedores alviverdes questionam o porquê do camisa 30 não ter ido comemorar os gols do Verdão no dérbi do fim de semana. 

De fato, pelas imagens, Kleber não comemorou, mas acredito que isso não deve influenciar diretamente no carinho da torcida por ele. É compreensível o cansaço e o desgaste que uma partida em Presidente Prudente, as 16h, pode causar. 

Além de saber que em um clássico não se pode perder a concentração em nenhum momento.

Veja você mesmo e tire suas conclusões:




São José vence a Portuguesa de virada e Francana bate o Ferroviária

Foto: Tião Martins
Estreando na segunda fase do Paulista, as meninas do São José venceram de virada a Portuguesa, no sábado (27) no C.T. da Lusa. Pelo critério de saldo gols a equipe é líder do grupo.

A Portuguesa saiu na frente com um gol de Dayana aos 16’ do 1º Tempo. Francielle empatou aos 33’ do 1º Tempo; e na segunda etapa,Chú aos 34’ e Mari aos 39’ marcaram os gols da virada e deram números finais a partida.

Em Franca, a Francana aproveitou o mando de campo para vencer a Ferroviária por 1 a 0, no estádio Dr. José Lancha Filho.

A primeira etapa teve boa movimentação e chances para os dois lados. O equilíbrio se manteve até o intervalo e, na segunda etapa, a Francana aumentou a pressão sobre as visitantes.

A insistência no campo ofensivo deu resultado e o único gol da partida foi marcado por Daiane, aos 37 minutos do segundo tempo, determinando os três primeiros pontos para as donas da casa.

Na próxima rodada, a Francana enfrenta o São José, fora de casa, enquanto a Ferroviária recebe a Portuguesa, em Araraquara.



Veja como está a classificação do Paulista Feminino 2ª Fase



Grupo 03
Col
Equipe
TP
J
V
E
D
GP
GC
SG
AD Centro Olímpico
3
1
1
0
0
2
1
1
ABD Botucatu
1
1
0
1
0
0
0
0

Rio Preto
1
1
0
1
0
0
0
0
Santos
0
1
0
0
1
1
2
-1
Grupo 04
Col
Equipe
TP
J
V
E
D
GP
GC
SG
São José EC
3
1
1
0
0
3
1
2
Francana
3
1
1
0
0
1
0
1
Ferroviária
0
1
0
0
1
0
1
-1
Portuguesa Desp
0
1
0
0
1
1
3
-2