domingo, 28 de agosto de 2011

FIFA bane Coreia do Norte do próximo Mundial feminino

A Coreia do Norte está impedida de participar no próximo Campeonato do Mundo de futebol feminino, por decisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA), cujo comité disciplinar puniu cinco jogadoras norte-coreanas e uma colombiana por doping durante o último Mundial, realizado este verão na Alemanha. 

"Pok Sim-Jong, Myong Hui-Hong, Un Byol-Ho e Un Hyang-Ri receberam punição de 18 meses, enquanto Jong Sun-Song foi punida por 14 meses", esclareceu a FIFA em comunicado, adiantando que a médica envolvido no caso, Jong Ae-Nam, foi suspensa por seis anos, "a partir da comunicação da decisão". 

"Fica a selecção feminina principal da Federação Norte-Coreana de Futebol banida do próximo Campeonato do Mundo Feminino da FIFA (Canadá 2015) e de qualquer competição preliminar relacionada ao referido Mundial", decidiu ainda o organismo máximo do futebol, que puniu a federação norte-coreana com uma multa de 400 mil dólares, o prémio que iria receber pelo 13º lugar alcançado no Alemanha 2011. 

As cinco futebolistas acusaram o uso de um esteróide anabolizante, que os responsáveis norte-coreana disseram tratar-se de um acidente, provocado pelo recurso a um medicamento tradicional chinês, com almíscar, substância retirada das glândulas do almiscareiro, um pequeno mamífero ruminante que vive na Ásia Central. Os dirigentes federativos disseram que o medicamento serviu para tratar jogadoras que foram atingidas por um raio durante um treino. Um desertor do regime comunista da Coreia do Norte tem outra explicação: este antigo alto dirigente diz que Pyonyang copiou o esquema de doping estatal que era praticado na antiga Alemanha de Leste (ver relacionado). 

Na mesma reunião em que decidiu punir as norte-coreanas, realizada ontem em Zurique, na Suíça, o comité disciplinar da FIFA decidiu suspender a guarda-redes colombiana Yineth Varón por dois anos, devido a um controlo positivo causado pelo recurso a um tratamento hormonal ilegal, levado a cabo ainda em Cali, na Colômbia. O teste fora de competição foi feito pela FIFA, a 25 de Junho, já em Leverkusen, na Alemanha, na véspera do primeiro jogo do Mundial, que terminou a 17 de Julho com a vitória do Japão sobre os EUA na final da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário