Parece até matéria antiga, mas lá vamos nós falarmos de novo sobre briga entre torcidas.
Primeiro devemos esquecer o fator futebol. Isso é só um pretexto.
O fato de naquele dia, um GRUPO encontrar alguém, seja na rua, em frente ao estádio ou dentro do transporte público, com uma camisa com as mesmas cores de um time rival já é motivo para ter briga. Sim, só se for um GRUPO, pois sozinho ninguém enfrenta ninguém.
Muitos leitores deste blog, assim como esta que vos escreve, conhece ou já ouviu falar de alguém que precisou tirar a camisa do seu time ou a calça que tivesse o emblema de seu time na rua, no ônibus ou no metrô por intimidação de um GRUPO de fanáticos rivais.
Isso é inadmissível e não só é caso de polícia, mas também de educação e civilidade.
É sabido por muitos que alguns membros das organizadas fazem parte de facções criminosas, mas não são todos.
Quem não acha bonito ver um estádio todo enfeitado, com bandeiras, faixas, bexigas ou assistir ao jogo ouvindo a torcida cantando, vibrando e incentivando?
Vão dizer que preferem ver o campeonato dos Emirados Árabes, onde é possível ouvir o que o técnico fala para o jogador?
Futebol é espetáculo e a torcida faz parte do show.
Talvez se o poder público resolvesse se mexer e fizesse uma varredura nas organizadas, limpando as torcidas, ficasse muito mais seguro e bonito ir ao estádio.
É importante lembrar que, punir meramente a torcida organizada como um todo não impede que os maus elementos frequentem estádios - os mesmos não se identificam como membros das organizadas e pior podem entrar e sentar ao lado de famílias e pessoas de bem – é necessário punir o indivíduo.
Veja um exemplo de como esse negócio de proibição é tampar o sol com a peneira. No jogo entre Paulista x Palmeiras. A Mancha Alvi-Verde já estava proibida de entrar nos estádio, mas mesmo assim alguns membros estavam lá. Não estavam vestidos com roupas da facção, mas estavam lá.
Quem fique claro, não são todos os membros das organizadas que se envolvem nas banais lutas campais.
- Sou a favor de cadeia para quem matar ou se envolver em briga.
- Sou a favor de que o espetáculo do futebol não seja punido e tenha que ser disputado de portões fechados ou em total silêncio.
- Sou a favor de tirar sarro do rival, pois faz parte do futebol (e outra chorô, parô!)
- Sou contra a rivalidade a ponto de morte ou violência.
Por esses motivos sou contra a proibição das torcidas organizadas nos estádio e a favor da punição severa para os bandidos travestidos de torcedores.
OBS: Para deixar claro, não faço parte de nenhuma organizada. Na verdade algumas organizadas do time para o qual eu torço não gostam de mim!
Por que será?
Muito bom!!!
ResponderExcluirAna bacana,mas sou a favor de uma vigilância preventiva(Podem até falar que já existe, mas então e falha),por parte dos clubes em suas torcidas organizadas, para que isso não venha se repetir, pois como são torcedores e loucos por seus times, acho que daria certo se os clubes tomassem a frente para cobrar responsabilidades e mostrar que torcer, e saber respeitar o próximo e a si mesmo, o que não acontece.
ResponderExcluirQuanto aos estádios vazios, realmente e triste e fica assim meio que faltando algo,um pedaço do coração que ficou la fora...Mas eles escolheram esse caminho. Então só nos resta esperar e torcer para que tudo termine bem.