segunda-feira, 4 de julho de 2011

Austrália vence Guiné Equatorial e segue viva na competição

A Austrália teve um certo trabalho, mas conseguiu neste domingo sua primeira vitória pela Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 ao bater a Guiné Equatorial por 3 a 2, em Bochum. Desta forma, a equipe segue viva com chances de classificação no Grupo D, que conta também com o Brasil e a Noruega. 

Primeiro tempo 

As australianas assumiram o controle da partida desde o seu começo, mas sem oferecer muito perigo no ataque. O problema para as africanas é que uma falha defensiva na tentativa de afastar a bola, permitindo que as adversárias abrissem o placar logo aos oito minutos. Sally Shipard interceptou a bola, e a passou para Emily Van Egmond na esquerda. Ela logo serviu a Heather Garriock, que chutou a gol. Miriam fez a defesa, mas a atacante Leena Khamis estava pronta para converter no rebote. 

Aos 15 minutos, aconteceu o lance mais bizarro desta Copa do Mundo até o momento. Leena Khamis chutou uma bola na trave e, no rebote a zagueira Bruna, da equipe de Guiné Equatorial, pegou a bola com as duas mãos. A defensora só percebeu o que havia feito após alguns segundos.


A jogadora soltou a bola de maneira dissimulada e as australianas protestaram com a arbitragem, já que um pênalti deveria ter sido marcado e a adversária deveria ter recebido o cartão vermelho. Mas a árbitra húngara Gyengyi Gaal deixou a partida seguir normalmente. 




Minutos depois, a Guiné Equatorial marcou seu primeiro no Mundial aos 21 minutos, para deixar a partida em suspense, então. Dessa vez a desatenção foi da zaga australiana. Servet Unzular caminhou com a bola em direção ao seu gol, com a ideia de recupar para a goleira, mas a perdeu Anonman, que foi mais esperta e marcou o 1 a 1 no placar. 

As australianas não se abalaram pelo empate, seguiram dominantes em campo, mas não conseguiam chegar à área com perigo. 

Segundo tempo 

Na volta do intervalo, porém, esse panorama mudou. Quer dizer, nem tanto. A Austrália continuava mandando no duelo, mas dessa vez chega à frente com intensidade. Aos 48 minutos, então, voltou a abrir vantagem. Khamis cruzou da esquerda de modo preciso para Van Egmond, que completou pelo 2 a 1. A jogadora vai completar apensa 18 anos no dia 12 de julho e já antecipou as comemorações. Três minutos depois, Lisa de Vanna, que havia saído do banco na volta a campo, recebeu um longo lançamento de Collette McCallum fez o terceiro da equipe. 

Com um placar mais tranquilo, a seleção da federação asiática decidiu então medir seus esforços em Bochum. As africanas procuraram, então, se mandar ao ataque para diminuir a desvantagem e até mesmo sonhando com um empate, mas esbarravam em uma defesa consistente nos desarmes. E o gol demorou a sair, vindo apenas aos 83 minutos, mais uma vez com Anonma, que havia mais uma vez roubado a bola de Uzunlar. 

O que vem por aí 

Para definir sua classificação, a Austrália enfrenta a Noruega pela última rodada do Grupo D, no dia 6 de julho. Já a Guiné Equatorial busca seu primeiro ponto em confronto com o Brasil, na mesma data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário