quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

#ApoioAoFutebolFeminino

Por Laylla da Cruz

Após muitas perguntas, muita cobrança de algumas pessoas que acompanham o blog diariamente e estão sempre buscando apoiar a modalidade eu resolvi escrever um pouco da minha visão sobre tudo o que vem acontecendo nessa última semana. Deixando claro que é minha visão pessoal (Laylla), e que todos tem o direito de concordar ou não.

Enfim, primeiro, ou nem mesmo primero mas o último acontecimento foi o fim das "Sereias da Vila", um dos maiores investidores na modalidade no país resolveu fechar as portas. Bom, eu estive no Santos como todos sabem de 2007 a 2009, para qualquer pessoa que tem uma visão superficial do que é o futebol feminino, nunca imaginaria que uma coisa dessas iria acontecer, para nós que estávamos lá dentro e sabiamos da pressão a cada dia, das dificuldades que o futebol feminino enfrenta no Brasil, o risco dessa situação se tornar realidade sempre era algo possível, não queríamos acreditar, claro! Até porque já foi dito por muitas jogadoras em entrevistas, mas para quem ainda não sabe, o futebol feminino era um esporte jogado por amor, jogado pois gostávamos do que faziamos, não porque este clube pagava melhor que um outro. Após algumas "pré conquistas" da seleção Brasileira algumas empresas resolveram arriscar, a Copagás, BMG entre outras resolveram investir no Santos, assim como outras investiram em outros times, de uma hora para outra o futebol feminino havia virado um pequeno comércio, investiram na vinda de grande jogadoras como Marta, a volta da Érika e da Fran após uma temporada na liga americana, enfim, parecia que "a coisa" ia andar..mas só parecia. Hoje, vendo tudo isso acontecendo, na verdade não é um "tudo isso" pois o Santos se fechou, mas clubes grandes e com um apoio considerável (considerável mas não o que as jogadoras merecem) ainda existem como São José dos Campos onde tive o prazer de jogar por 6 meses antes de vir para os EUA, e até mesmo o Foz Cataratas que tem investido na modalidade com apoio da Coca-Cola. 

A pergunta que sempre nos fazemos quando encaramos um torneio como um Mundial ou Olimpiadas: "Será que se tivessemos vencido teriamos apoio??" Bom eu me arrisco a dizer que não, pois infelizmente o Brasil hoje não está preocupado em chegar a uma Olimpíadas e ver o páis em primeiro lugar como é os EUA, ou Cuba, que são países que investem no esporte. Alguns esportes mais que outros? Sim, talvez, mas todos tem a oportunidade de praticar o que gosta e ter um retorno com isso. O pedido de agora não e para que os times façam do futebol feminino algo gigantesco como o masculino, até porque não se tem mercado para isso, mas que reconheça as nossas meninas como uma batalhadora diária que assim como um trabalhador buscam ser reconhecidas no que fazem, pedimos por uma estrutura descente para que possam pensar no futuro de uma forma melhor, pedimos um salário não de milhões de reais, mas que dê para sustentar uma casa assim como você que trabalha com o que for precisa. Pois no fim do dia a intenção é fazer com que o Brasil não seja apenas reconhecido por palavras como "Rio de janeiro", "Pelé", "Mulheres", "Terra para se investir", "Amazonas" mas que passe uma aparência de "País competitivo", "País de se viver dignamente", "País do esporte", E sim "PAÍS DO FUTEBOL" pois hoje, para eu mesma que estou aqui fora, nem mesmo do futebol se é mais reconhecido.

 Já foi..

Foto: Jefferson Bernardes - VIPCOMM
E dai, eu como atleta da modalidade, pergunto à você, hoje com a estrutura que temos, com o "apoio" que é dado ai no Brasil, chegaremos a uma Olimpíadas em Julho, jogando como uma Seleção como a própria americana, ou Alemã, você que conhece da modalidade e sabe o investimento que é dado aqui, e na Europa, acha que numa visão "comercial" o Brasil merece um ouro?. Eu digo que o Brasil merece até mais que Ouro numa visão individual, da busca incansável das atletas, na paixão que arde nos olhos de Marta, de Formiga, de Érika e todas outras quando estão dentro do campo, merece pois a batalha diária que enfrentam nenhuma equipe Européia ou Americana enfrenta. 

Sim elas merecem! MAS... na visão comercial, para uma empresa que vem e investe milhões de dólares e euros numa equipe aqui fora, não acho que merece. Sabe porque? Pois um título como este é o UNICO reconhecimento que eles esperam ter, e eles merecem pois eles apoiaram, eles deram tudo que se precisava. E mesmo sem apoio algum, o Brasil ainda chega lá, e talvez o pouco que falta para realmente chegar lá de vez, se chame ESTRUTURA. No fim das contas, nos últimos 3 minutos o que faz a diferença é o jogo internacional que aquela seleção teve como experiência e faltou ao Brasil, as 10 convocações que aquela seleção teve quando o Brasil teve 2, ou o campo bem gramado, a bola oficial, que nos faltou em um dia na semana e PRINCIPALMENTE, a quantidade de clubes que tem o futebol feminino e disputam competições no próprio país com um calendário digno, fazendo com que as atletas treinem diariamente, joguem nos fins de semana e disputem competições no próprio país. Pois os clubes investiram e disponibilizaram uma estrutura para a modalidade.

Um País que tem a melhor jogadora do mundo 5X consecutivas, se localiza no exato momento em 3° lugar na visão mundial do futebol feminino, não tem a capacidade de disponibilizar, não 30 milhões como é no masculino, não domingos e sábados de futebol na Globo, nem é isso, mas não tem a capacidade de montar times de futebol feminino com uma estrutura descente e um salário coerente ao mercado brasileiro,um calendário competitivo que faça com que todas as equipes joguem e dê oportunidade a milhares de meninas que sonham em jogar, mas tem o sonho interrompido pela falta de oportunidade, e então quando chegam a uma competição internacional e de grande porte abre a boca de orelha a orelha dizendo que Marta é isso, Andréia é aquilo, Formiga joga muito, e blablablabla SIM elas jogam e muito, mas o Brasil é feito de muito mais que isso. Chega de dizer e ser "politicamente" correto, talvez se fossemos um pouco menos políticos e tivessemos mais atitude, não apenas o futebol feminino como também outras modalidades esportivas hoje seriam mais respeitadas aqui fora e ai dentro. 

Hashtag no seu Twitter #ApoioAoFutebolFeminino e ajude não uma mas milhares de meninas ainda terem um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário