quarta-feira, 21 de março de 2012

Futebol Feminino: Uma realidade e tendência!

Por Eduardo Pontes

Em um país em que clubes querem ganhar cada vez mais espaço, o Futebol Feminino passa a ser uma tendência e uma realidade!

Os gastos são menores, o futebol é mais bonito, jogadoras atraem público tanto pelo talento quanto pelo charme e beleza, e estes fatores, em um planejamento bem feito e uma boa estratégia de Marketing, tendem a atrair novos públicos e novos investidores aos clubes! 

O futebol feminino tem o poder de renovar a imagem do clube, atrair o público feminino de todas as idades assim como também atrai o público masculino, e pode ter em produtos e serviços criados pelo clube voltados para este segmento um interessante mercado, atraente para lucros aos clubes e patrocinadores. 

Todo clube tem muitos torcedores e torcedoras, logo produtos associados ao futebol feminino, mulher, e a esse segmento de mercado esportivo feminino, pode valorizar e dar uma nova cara à tradição de camisas vencedoras até então focadas no futebol masculino.

Difícil não é, requer apenas trabalho sério, mente aberta sem preconceitos e visão de negócios! As mulheres de fato jogam mais! 

As mulheres de fato jogam mais, tanto dentro quanto fora dos gramados! São responsáveis pela palavra final das famílias e decisões de compra, movimentam muitos e muitos reais em produtos de consumo por ano. 

A prova está nos números: hoje a maior parte população brasileira é de mulheres (51,9% = 99.843.401 de mulheres, segundo último censo do IBGE), as mulheres são responsáveis por 66% das decisões de compra dos lares brasileiros e movimentaram em 2010 cerca de R$1,3 trilhão de reais. 

s mulheres ganham espaço dentro e fora dos gramados e estão batendo um bolão. 

Na família as mulheres decidem o plano de saúde, a vestimenta, a compra do carro, onde e quais serviços automotivos fazer, compras do mês e muito mais! Elas estão cada vez mais independentes e o mundo cada vez menos machista! 

A independência das mulheres, assim como a queda do machismo e preconceito, está evidente na conquista de cargos de liderança no mercado de trabalho, alcance de novas condições financeiras e na não dependência dos maridos, onde muitas mulheres assumem hoje o papel de líder do lar! (dados extraídos da pesquisa qualitativa Mundo de Vênus – Por Estela Kochen Susskind) 

Outro fator importante e bem observado que foi citado pelo professor René Simões quando trocamos e-mails sobre este assunto é que as mulheres casadas ou solteiras, dificilmente vão a estádios sem os filhos, as amigas, o namorado, o marido. É assim em todo mundo. 

Futebol feminino é um programa família e este fator pode ser bem aproveitado pelos clubes. É mais um atrativo em cima do qual podemos criar ótimos produtos associando o clube e o esporte à família. 

Sabendo de tudo isso e da gama de empresas e serviços nos quais a mulher hoje tem poder de decisão e ainda em quantas empresas no segmento de produtos femininos existem, quantas delas podem se unir aos clubes? 

A resposta é: Milhares! 

É claro que a modalidade depende de uma tabela organizada para que isso possa acontecer com mais facilidade, mas os atrativos são muitos assim como as possibilidades de: campanhas de marketing, exposição da marca/produto, lançamento de novos produtos, e afins. 

E dentro de campo, fazendo uma analogia, as “mulheres da bola” apresentam um futebol ainda mais bonito do que o auge do esporte masculino na década de 70 e 80. Além do mais é cada vez maior a procura por parte das mulheres de clubes que tenham equipes de futebol feminino, enquanto no futebol masculino, muitos meninos estejam dando ênfase a outras profissões e não à resposta clássica de “Quero ser jogador de futebol quando eu crescer”. 

Futebol Feminino é amor, arte, classe, elegância, beleza, É PROFISSÃO! É vendável, é comercial, é palpável e com toda certeza, se feito da forma correta, muito lucrativo! 

O Futebol Feminino já deixou de ser uma novidade. Hoje é realidade e começa a se tornar uma tendência muito interessante de mercado.

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