sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Brasil nas Olimpíadas: Há mais motivos para se envergonhar

Por Rafael Cortez 

Sacanagenzinha que ouvi de uns brasileiros ontem aqui em Londres: "Ah, Olimpíadas rolando... E nada como ver o Brasil conquistar tanto ouro, ganhar tantas competições, liderar o ranking de medalhistas e dar tanto orgulho pra gente na Inglaterra!! (sim, sim... as cervejas daqui são ótimas, mas vamos parar. Já estamos bêbados e falando besteira!).

Olha, piadas à parte, um dia eu gostaria DEMAIS de começar um texto de Olimpíadas falando que o Brasil está detonando! Que somos vencedores em praticamente tudo, etc. Mas, como sabemos, até agora só levamos quatro medalhinhas — uma de ouro, uma de prata e duas de bronze; sendo o grande mérito dos nossos atletas do judô, que são responsáveis por três dessas conquistas.

Agora... critério de sucesso esportivo mesmo é só medalha?

Quero contar a vocês que não acho que um atleta brasileiro é um derrotado e merece ser crucificado se perder uma disputa olímpica e a chance de medalhas. Quem detonou a judoca Rafaela Silva porque ela esqueceu de uma regra nova e se deu mal precisa repensar a atitude. E quem a ofendeu com grosserias e preconceito "não merece nem falar com o meu anjo", como diria a Xuxa.

Apesar de eu acreditar na validade da competição, que atleta raçudo é o que, entre outras coisas, sabe perder, é óbvio que também quero ver o Brasil ganhar muitas medalhas... sou brasileiro, apesar desse meu tipo físico e virilidade de italiano. Quero ver o Brasil detonando nos jogos e lá em cima no ranking das medalhas mundiais — diferente do momento em que escrevo esse texto, onde a brazucada se encontra em 18o lugar. (Aliás, um detalhe: estamos perdendo para a China, claro, EUA, Itália, etc... mas porra... pro CAZAQUISTÃO não dá! Haha!)

Tenho uma dica para quem fica reclamando que nosso 18o lugar nesse ranking é uma droga: anime-se!! Olha a situação do Brasil em outros contextos, em nada olímpicos ou bonitos:

- estamos em 72o lugar no Ranking Mundial de Inclusão Digital!!
- estamos em 88o lugar no Ranking Mundial da Educação da UNESCO
- estamos em 104o lugar no Ranking Mundial de Exclusão Social...

Mas estamos na vice-liderança em outro ranking. E nesse, ficamos invictos por mais de 27 meses, só perdendo a liderança recentemente. Segura essa, pessoal: O BRASIL SÓ PERDE PARA A RÚSSIA NO RANKING MUNDIAL DOS PAÍSES COM MAIORES JUROS REAIS DO PLANEEEEETA!!! BRASIL!!! BRASIL!!!

Enfim, tá vendo? Antes de criticar a judoca, falar mal das ginastas femininas, detonar o Diego Hipólito e, enfim, reclamar demais do ranking do Brasil no Quadro de Medalhas Olímpicas, sugiro que nos preocupemos mais com outras más colocações do nosso país que nos envergonham, de verdade, diante de todo o planeta.

Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário