segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Hooligans brasileiros x torcida organizada parte III


"The Real Football Factories" (2006) é uma série inglesa de documentários sobre hooligans, que começou viajando o Reino Unido para depois ganhar o mundo, em 2007. O apresentador e ator Danny Dyer viajou por vários países, entre eles Turquia, Argentina, Rússia, Sérvia e Brasil, para mostrar a rivalidade originada no futebol, que acaba ganhando contornos de guerra.

Em seu episódio brasileiro, mostra as maiores torcidas organizadas de Rio, São Paulo e Porto Alegre - Jovem Fla, Força Jovem Vasco, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Camisa 12 e a Geral do Grêmio - através de depoimentos de seus presidentes e outros integrantes, que falam sobre a história de cada uma delas e sobre brigas com as torcidas rivais. O orgulho em contar suas 'vitórias' e a disponibilidade para matar e morrer por suas cores são características comuns a todas as torcidas organizadas exibidas.

O filme mostra a visão de alguém de fora do país, totalmente assustado com a violência praticada pelas Torcidas Organizadas, principalmente com o uso de armas de fogo nos confrontos. Assim, a realidade do Brasil é narrada com uma lente de aumento, voltada para o lado que o "Brasil do samba e do carnaval" tanto lutou pra esconder.

Parte III -  São Paulo (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário