terça-feira, 21 de junho de 2011

Destaques da Copa: Miriam Paixão Silva

A Copa do Mundo de Futebol Feminino será realizada neste mês de junho, a partir do dia 26, na Alemanha. Até lá, toda semana, o blog trará aos seus leitores os destaques de cada seleção.

Pelo Grupo D, na postagem desta terça-feira (20), a protagonista pertence a seleção da Guiné Equatorial.



A Guiné Equatorial tem um dos menores territórios do continente africano, mas o futebol anda em alta na nação produtora de petróleo. E o maior progresso do país vem acontecendo justamente no futebol feminino, com a primeira participação na Copa do Mundo Feminina da FIFA garantida para 2011. O feito não foi conquistado à custa da sorte ou de uma série de vitórias ao acaso, pelo contrário: é a recompensa de um planejamento executado com notável rapidez.
Ao lado da Nigéria, o país de pouco mais de 650 mil habitantes é o único a ter vencido um torneio feminino no futebol africano. Apesar da ascensão recente no cenário continental, a Guiné Equatorial continua sendo um adversário desconhecido para o resto do planeta e chegará à Alemanha sem badalação e sem expectativas a cumprir — ao contrário do tradicional selecionado nigeriano, também classificado para o Mundial do ano que vem.
Nos últimos anos, a Guiné Equatorial vem montando uma equipe formidável na longínqua capital Malabo, situada em uma ilha no Golfo da Guiné. Antes do título no Campeonato Africano Feminino de 2008, em que a seleção surpreendeu a todos ao vencer o torneio que sediou, poucas pessoas conheciam a força e as virtudes das guinéu-equatorianas. A primeira vez em que elas chamaram a atenção foi em 2007, depois de derrotarem a amplamente favorita África do Sul por 2 a 1 nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos. Um ano antes, foram eliminadas na fase de grupos ao participarem da sua primeira competição continental. Agora, estão se preparando para fazer uma grande estreia e provocar sensação na Copa do Mundo Feminina da FIFA.
Em 2008, não era fácil apontar os principais nomes da seleção guinéu-equatoriana. A goleira Miriam Paixão Silva desempenha um papel fundamental para o setor defensivo da equipe. Ela foi uma das atletas mais regulares do selecionado na vitória de 3 a 1 sobre a África do Sul na semifinal e também na derrota para a Nigéria na decisão.

Um comentário:

  1. Grande Miriam... Passei momentos bacanas ao lado dela quando a mesma jogava nos times de bairro aqui de salvador. Ela era a melhor...merece todo sucesso do mundo! 🏆

    ResponderExcluir