quarta-feira, 22 de junho de 2011

Destaques da Copa: Seleção Brasileira

A Copa do Mundo de Futebol Feminino será realizada neste mês de junho, a partir do dia 26, na Alemanha. Desde então, toda semana, o blog trouxe aos seus leitores os destaques de cada seleção.

Encerrando o Grupo D, na postagem desta quarta-feira (22), as protagonistas pertencem a nossa seleção Brasileira.

Citar apenas Marta como o grande destaque da equipe seria muito óbvio. Nossa seleção é composta por outras grandes jogadoras. 

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

No gol , contamos com a segurança e a experiência de Andréia Suntaque. Dando tranquilidade na zaga Aline Pellegrino é a capitã e conta com o apoio da polivalente Érika. 

Na frente da área quem mostra sua raça é a volante Ester. Na criação, a qualidade de Fran ganha com a presença da veterana Formiga, um dos símbolos do futebol feminino no Brasil. 

Nas laterais tanto Maurine e Fabiana, quanto a versátil Rosana dão velocidade e opções diferentes para o ataque. 

O setor ofensivo é privilegiado, pois conta com a jovem Thaís e as competentes Daniele e Grazi. No entanto, a dupla mais falada e titular é quem deve ditar o ritmo dos jogos: Marta e Cristiane. 

A visão de jogo, o posicionamento e a qualidade na finalização são os pontos fortes de ambas. Marta mais dribladora e Cristiane mais centrada, devem conduzir o time durante o Mundial. 


Nos últimos anos, nossa seleção mostrou claramente que tem condições de enfrentar qualquer outra equipe do mundo.


Com o vice-campeonato mundial na China em 2007 e a medalha de prata no Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Pequim 2008, o Brasil consolidou sua força. Agora quer coroar isso fazendo o mais difícil: subindo o último degrau do pódio e conquistando um título mundial.
O caminho até a Alemanha
Incrivelmente, as brasileiras não detinham o título sul-americano: foi preciso reconquistar a coroa perdida para a Argentina em 2006 para, assim, garantir vaga tanto na Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 quanto no Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Londres 2012. E o Brasil cumpriu sua missão com sobras e com uma rodada de antecedência no Campeonato Sul-Americano do Equador.

As brasileiras venceram seus sete encontros no torneio continental, com um total de 25 gols marcados e apenas dois sofridos. No quadrangular final, vitórias sobre a Argentina (4 a 0) e a Colômbia (5 a 0) nas duas primeiras partidas garantiram à equipe de Kleiton Lima o quinto titulo sul-americano e a certeza de o país ser o único da América do Sul a participar de todas as seis edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA. 

"É claro que toda atacante gosta de fazer gol, mas meu maior objetivo era a conquista do coletivo e conseguimos. Os prêmios vieram de maneira natural. Agora, mais do que nunca, estou perto de conseguir também os títulos olímpico e mundial", Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário