segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Base do Palmeiras: Diretor escancara “esquemas” com empresários

Jair Jussio
Por Blog do Paulinho

Jair Jussio, diretor das Categorias de Base do Palmeiras, concedeu uma longa e lamentável entrevista ao site 3VV (de torcedores do clube), demonstrando boa parte da imoralidade que norteia o setor no futebol brasileiro.

Falou abertamente, sem demonstrar qualquer pudor, sobre como fornece as principais revelações do Verdão para empresários.

Fica clara sua “preferência” por Giuliano Bertolucci, segundo o MPSP, testa de ferro do iraniano Kia Joorabchian.

Disse também que Adailton Ladeira, da turma de Andres Sanches, desviou quase uma dezena de jogadores do Corinthians para o Palmeiras.

Confira abaixo os principais trechos da matéria:

PARCERIA COM GIULIANO BERTOLUCCI

“E o que acontece hoje? Temos empresários e empresários! Nós temos jogadores com o Giuliano Bertolucci. Este é um cara que você pode fazer negócio.”

“Ele não precisa de dinheiro hoje, ele quer investir no jogador para ganhar 5, 6 milhões lá na frente, depois que o jogador for ídolo no clube. Então este tipo de parceiro para nós interessa.”

“ (…) Aí eu chego para o Giuliano e falo: tem um jogador assim, compra lá o jogador e traz para o Palmeiras. Aí ele vai compra e coloca aqui. Aí eu faço 50% e 50%. Ele investiu e eu vou investir com toda a alimentação e toda a estrutura. E ele investiu para ganhar lá na frente. E nós vamos colocar para jogar.”

SOBRE PAGAMENTO AOS EMPRESÁRIOS DE JOGADORES DO TIME B

“Eu negociei R$ 1 milhão de direitos econômicos. E tinha quase R$ 2 milhões para pagar de jogadores de base.”

“Direitos econômicos para diversos jogadores! Dinheiro que eu tinha que pagar. Era 100 mil para um, 200 mil para outro. Pagar empresários. Como o pessoal deve saber, quase todo mundo vem com empresário. Hoje isso é comum no futebol, infelizmente.”

“DOANDO” PERCENTUAL DE JOGADORES DO PALMEIRAS PARA EMPRESÁRIOS

“Até aqui eu contratei acho que uns 20 jogadores e não gastei 1 real. Eu faço o seguinte: 60% fica para o Palmeiras e 40% para o empresário.”

“Eu vou cuidar do jogador, se lá na frente ele virar o Neymar e for vendido, 40% são de quem trouxe.

Normalmente ou é o [ Delcir ] Sondas ou é Giuliano Bertolucci; ou é a Traffic ou é o Vagner Ribeiro. Estes são os tops e depois deles vêm mais um montão de outros.”

E o que eu fiz com os antigos? Estes jogadores, que tinham um salário muito alto eu pedi relatório para os treinadores, se realmente haveria possibilidade deles continuarem. Aqueles que eu tinha que pagar algum valor e tinham condições de continuar, eu chamei e falei: o Palmeiras está quebrado, nós não temos dinheiro para pagar. Nos interessamos pelos jogadores. Vamos fazer uma parceria?

Então tinha alguns que o Palmeiras tinha 70%, o agente tinha 30% e eu tinha que pagar 200 mil. O que eu fiz? Eu dei mais 10 fiquei com 60 e não pago mais nada. Alguns contratos foram vencendo e a gente foi limpando.”

JOGADORES CAMPEÕES DA COPA SÃO PAULO TROCADOS POR “ESQUEMAS” DE ADAILTON LADEIRA

“Eles foram encostados para colocarem outros jogadores. Foi aquela leva do Ladeira, que trouxe sete jogadores nas costas, todos do Corinthians, ganhando 7, 8 mil cada um. Então resolvemos o B; aí resolvemos a negociação de todos estes contratos que eu citei.”

CONSELHEIROS COLOCANDO JOGADORES NO CLUBE

“E voltamos com as peneiras que é o “Peneirão”. Para quê? Você tem um conhecido no Palmeiras e diz que tem um jogador bom lá. Como vou atender tudo isto? Nós temos um departamento que faz esta pré-seleção.”

“(…) se eu for mandar testar em Guarulhos eu não terei condições de atender todos os pedidos, principalmente dos Conselheiros, que são os que mais me enchem. Eu tenho que gravar fita, tenho que deixar, quando o jogador é ruim, eu tenho que deixar mais uma semana para não me encherem.”

“Então para atender a um monte de pedidos, eu pego a ficha mando, deixo uma semana. Se for reprovado eu ainda ligo: “O jogador é fraco, você quer enganar o garoto?”. Então vai embora. Mas se o cara falar para mim, deixa mais uma semana, porque a informação do garoto é que ele é muito bom, eu deixo e vou lá ver.”

ENVIANDO JOGADORES DO PALMEIRAS PARA O IRÃ

“Sim depois da Inglaterra eu fui para o Irã, porque estamos fazendo uma parceria com uma empresa chamada Saipa que é a segunda maior fabricante de automóvel do Irã

“(…) eu estive lá com o conselheiro Sérgio Moisés que e a gente está fazendo uma parceria. Assinamos uma carta de intenções e eles devem vir ao Brasil o mês que vem. Para quë? Para cedermos jogadores para eles do time B.”

“E por que esse tipo de parceria? Porque querendo só mandar jogadores das categorias de base para o profissional do Palmeiras, não não vamos fechar a conta. Nunca! Porque todo mundo vende jogadores para o mundo? Se eu vender 10 jogadores por $ 100.000 por ano, o jogador que não vai ser aproveitado e eu posso fazer um novo time B por ano.”

DISPENSANDO A PSICÓLOGA

“ (…) chamei todos os treinadores, qual o benefício que a psicóloga traz para vocês no trabalho de cada dia? Todos foram unânimes: nenhum! Ela vinha duas vezes por semana e ganhava R$ 6.500 por mês. Eu não tomei a decisão sozinho de mandar a psicóloga embora. Os treinadores e preparadores físicos me falaram que não precisava de uma psicóloga. Porque “nós” somos os psicólogos.

Um comentário:

  1. Para o Projeto PAR essa situação é indiferente, pois trabalhamos com todos os perfis de atletas, porque na nossa filosofia científica existe um equilíbrio nas ações esportivas práticas dos atletas, pelo padrão de movimentos óbvios existentes entre eles. Não existem atletas superiores ou inferiores, existem atletas únicos, simplesmente alguns utilizam mais os recursos provenientes do pensamento do que outros, mas de uma forma geral os atletas não utilizam nem 1/3 de sua capacidade de operar o raciocínio na prática. Quanto a dispensa da psicóloga, concordamos em dois ângulos: realmente o trabalho dos psicólogos não tem resultado prático porque insistem em levar teorias estrangeiras de livros para inserir no campo prático e isso não traz resultados práticos. Mas também, a ignorância, traduzida pela falta de conhecimento, de treinadores e preparadores físicos dizendo que são eles os psicólogos não traduz a verdade. Primeiro porque não são formados na área e segundo porque não conseguem dar um padrão de regularidade de rendimento à equipe, mostrando desta forma toda a sua incompetência profissional com esquemas táticos inoperantes e ineficazes.

    ResponderExcluir