sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brasil e Dinamarca vencem na abertura do Torneio Internacional da Cidade de SP

Fernando Pilatos/Divulgação
Na quinta-feira (8), no estádio do Pacaembu, deu-se início ao 3º Torneio Internacional Cidade de São Paulo. No primeiro jogo, a Dinamarca goleou o Chile por 4 a 0.

Na volta das estrelas Marta e Cristiane, que não disputaram o Pan-americano de Guadalajara, a Seleção Brasileira feminina precisou superar a forte marcação italiana para coroar a estreia do técnico Jorge Barcellos com uma vitória por 5 a 1, de virada. 

As italianas dominaram o primeiro tempo e conseguiram neutralizar o ataque brasileiro. No entanto, uma expulsão no início do segundo tempo mudou o panorama do confronto e a equipe da casa não teve dificuldade para sair com os três pontos no estádio do Pacaembu. O duelo também marcou o retorno do técnico Jorge Barcellos ao comando da seleção, cargo que ocupou nas campanhas do vice mundial e olímpico, em 2007 e 2008, respectivamente.

O Brasil começou melhor e chegava com mais perigo por meio das bolas paradas, na tentativa de explorar a baixa estatura da goleira Picarelli, de apenas 1,62 m. As italianas entraram no jogo e abriram o placar aos 17min. Após cobrança curta de escanteio pela esquerda, Camporesi cortou Érika e cruzou para Tona, que, de costas para o gol, deu uma puxadinha e mandou no canto direito, no contrapé da goleira Andreia. O Brasil respondeu na sequência e Érika cabeceou no ângulo esquerdo da Itália, após cobrança de escanteio de Marta, aos 18min.

Enquanto isso, Marta tinha atuação apagada e apostava pouco nas jogadas individuais. Aplicadas na marcação, as italianas conseguiam desarmes fáceis e, com boas trocas de passes, envolviam a marcação brasileira, que cometia muitas faltas. Com pouca criatividade no meio-campo, Cristiane ficou isolada e passou a buscar o jogo mais atrás. A Itália começou a arriscar de fora da área e levava perigo ao gol brasileiro, mas o empate persisitiu até o final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Brasil continuou com o jogo cadenciado e ameaçou aos 17min. Formiga cobrou falta frontal e obrigou Picarelli a espalmar. No rebote Érika tentou encobrir a goleira e acertou o travessão. O jogo mudou de cara aos 12min, quando Conti recebeu o segundo amarelo, após carrinho em Formiga, e deixou a Itáila em desvantagem numérica. As brasileiras se aproveitaram do cenário e viraram aos 15 min. Marta fez jogada individual pela esquerda e cruzou, Cristiane errou o voleio e a bola sobrou para Ester, que chutou forte no canto direito.

A seleção da casa ampliou aos 23min, com Cristiane. Em cima da linha, a atacante completou escanteio fechado cobrado por Marta pela direita. Ainda faltava o gol de Marta e a melhor do mundo deixou o seu aos 43min, depois de receber passe de Cristiane, cortar a goleira e mandar de direita para o gol livre. No último lance do jogo Aline subiu de cabeça e marcou aos 48min.

A segunda rodada da competição será disputada no domingo. Novamente no Pacaembu, o Brasil enfrenta o Chile, às 17 horas (de Brasília). Pouco antes, às 14h30, a Itália duela com a Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário