segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil perde para a China nos pênaltis e disputará o bronze na Universiade

Goleira Vivi lamenta derrota brasileira.
Foto: Jânio Silva
A seleção brasileira feminina de futebol foi derrotada pela seleção chinesa na semifinal da Universiade 2011, na noite da última quarta-feira (19), em Shenzhen, China. Após empate em 1x1 no tempo normal, as chinesas levaram a melhor na cobrança das penalidades e venceram o Brasil por 4x3. Com o resultado, a equipe brasileira irá disputar a medalha de bronze contra a França. 

As chinesas atacaram o time brasileiro desde o início da partida e a seleção brasileira encontrou muita dificuldade na marcação e nas saídas de bola. Com uma movimentação rápida, a China pressionava a equipe brasileira que se defendia. Após cobrança de escanteio, a árbitra Trang Mai Hoang, do Vietnã, apitou falta da meio-campo Marcela e depois assinalou pênalti contra o Brasil. Depois de muita reclamação brasileira, Yan Bi bateu e marcou 1x0 para a China, aos 21min. 

No segundo tempo, foi a vez do Brasil começar no ataque. Atrás no placar, a equipe brasileira avançou as laterais e o meio-campo pressionando a zaga chinesa que fazia forte marcação sem cerder espaço. Empurrada pelos gritos da torcida, a equipe da China jogava no erro brasileiro explorando os contra-ataques. 

Aos dez minutos da segunda etapa, o técnico Kleiton Lima foi expulso após reclamar de impedimento não marcado pela arbitragem. O jogo ficou nervoso e as meninas do Brasil passaram a buscar o gol a todo instante. Apos jogada rápida do ataque brasileiro, a goleira chinesa saiu da área e Daniele antecipou-se, rolando para Débora que desperdiçou o chute. A bola raspou a trave japonesa para desespero das jogadoras brasileiras. 

Apesar da pressão, a equipe chinesa assustou o Brasil em duas oportunidades. Na primeira, aos 35min, as chinesas criaram boa jogada pela direita e cruzaram a bola na área. A zaga brasileira cortou quase dentro do gol. Em seguida, aos 37min, em cobrança de falta, a bola passou rente à trave brasileira. 

Mas aos 49min, quando a torcida chinesa que lotou o Shenzhen Bao'an Estadium já comemorava a vitória, o Brasil conseguiu o empate. Após receber lançamento na direita, a atacante Daniele driblou a zagueira e acertou um chute certeiro que ainda tocou na trave antes de balançar a rede da China. Era o empate do time brasileiro que comemorava quando a arbitragem encerrou partida. 

Na cobrança de pênaltis, as duas equipes, nervosas, começaram errando. Pelo Brasil, Thais cobrou e a goleira Fei Wang defendeu. Depois foi a vez da goleira brasileira Viviane defender o pênalti de Yan Bi. Na sequência, marcaram para a China as atletas Tingting Fan, Shanshan Qu, Li Wen e Pang Fengyue. Do lado brasileiro, balançaram a rede Débora Oliveira, Daniele Batista e Ketlen Wiggers. Destaque da partida com ótimas defesas, a goleira Fei Wang agarrou a última cobrança de Giovanna Oliveira e garantiu a classificação da China para a final da Universiade 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário