domingo, 10 de julho de 2011

França vence Inglaterra nos penaltis e vai a semi-final

A equipe francesa esteve, por algumas vezes, bem perto de se despedir da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, neste sábado, em Leverkusen. A partida de quartas de final contra a Inglaterra foi uma verdadeira batalha entre duas equipes sólidas e taticamente bem organizadas, que praticamente se anularam. Ou, de fato, se anularam até onde era possível: por 120 minutos, num empate em 1 a 1 até a decisão por pênaltis, quando a França acabou levando a melhor por 4 a 3. 

Era como se estivessem sendo disputadas diferentes partidas – todas elas equilibradas – em cada um dos momentos do duelo entre duas equipes que se conhecem muito bem. O primeiro tempo começou agitado, com grandes chances de lado a lado: Kelly Smith, para as inglesas, logo no primeiro minuto e Louise Necib, que aos 35 quase marca um golaço de fora da área. 

Apesar de ter mais toque de bola, a França sofria com os contra-ataques ingleses e o perigo que a equipe de Hope Powelll levava em bolas aéreas. O segundo tempo começou com a França no ataque, quase marcando com Thiney, mas aos 14 minutos um dos contra-ataques das inglesas encaixou com perfeição: Jill Scott recebeu na área entre as zagueiras Laure Lepailleur e Sabrina Viguier, que se atrapalharam. A atacante bateu de sem-pulo e abriu o placar. 

O que se iniciou, então, foi uma pressão constante das francesas em busca do empate. A veloz Elodie Thomis, que entrou no segundo tempo, trouxe movimentação ao ataque e participou da maioria dos lances de ataque que, aos poucos, foram tornando a situação insustentável. As inglesas quase se seguraram, mas, a dois minutos do final do tempo regulamentar, a insistência da França gerou dividendos: Elise Bussaglia acertou um lindo chute de fora da área, que ainda bateu na trave antes de levar o jogo para a prorrogação. 

Por mais que a França tenha continuado exatamente de onde havia parado no tempo regulamentar – atacando e procurando marcar -, o nervosismo da prorrogação impediu que o placar fosse modificado. A tensão chegou a seu grau máximo na decisão por pênaltis, quando, mais uma vez, as francesas precisaram buscar uma virada. 

Logo na primeira cobrança, aquela que seria eleita a melhor campo, Camille Abily, bateu fraco no canto direito, para defesa segura de Bardsley. As inglesas, então, deram pinta de que iriam à semifinal com três cobranças perfeitas consecutivas, mas, então, veio a reviravolta: Rafferty bateu o quarto tiro à esquerda do gol e, depois de Le Sommer colocar as francesas em vantagem, a capitã White acertou no travessão a quinta cobrança e definiu o placar em 4 a 3. 

A França se classifica para disputar a semifinal diante do vencedor do confronto entre Brasil e Estados Unidos. A partida será jogada no dia 13 de julho em Moenchengladbach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário