quinta-feira, 25 de julho de 2013

A sociedade que finge não ver e talvez nem ligue

Imagem do video 
A versão do videoclipe da música ‘Call me maybe, da cantora canadense, Carly Rae Jepsen, feito em uma casa de repouso inglesa, me chamou a atenção por conta de seus personagens, idosos, alguns visivelmente debilitados, cantando, dançando e participando alegremente da ‘brincadeira’.

Provavelmente, a maioria ali não conhecia a música, muito menos a sua interprete, e curiosamente foi através delas que aqueles vovôs e vovós ficaram conhecidos mundialmente – o video possui milhões de visualizações no Youtube.

A princípio as imagens me fizeram pensar sobre muitos assuntos relacionados ao mundo da terceira idade, sua doçura, inocência, experiência, limitações, dificuldades, preconceito e abandono. Logo penso no quanto nossa sociedade marginaliza os idosos e prefere os deixar de lado, como se fosse um objeto, inanimado, sem vontades, necessidades ou, pior, escolhas.

Talvez levantar esse debate não tenha sido o objetivo principal do autor (a) do video, porém também serve para refletir sobre esse assunto, já que daqui a alguns anos, a sociedade estará repleta de velhinhos e velhinhas que precisarão de cuidados especiais. No entanto, até o momento, a população deixa a desejar sobre atitudes e mostra total falta de respeito.

Acredito que essa seja uma questão cultural, por cultuarmos a juventude e toda sua graciosidade, por isso não acho que aconteça alguma mudança radical em curto prazo. Mas não é por isso que as pessoas devem cruzar os braços e aceitar a atual situação.

Aos mais indignados, como eu, comecem essa mudança respeitando ao próximo com gestos simples, como por exemplo, respeitando os lugares preferenciais, como assentos e vagas. Na verdade, parece que a sociedade sabe o que fazer, mas falta a iniciativa de fugir do comum e agir como deveria ser.

Espero que, como a autora do video, citado no início, as pessoas valorizem e respeitem os idosos, não por pensar ‘amanhã seremos assim’, mas pelo simples fato de serem seres humanos.

Vamos refletir e talvez ligar mais para os nossos velhinhos e ouvir suas vozes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário